
Mindelo, 18 Fev (Inforpress) – A Biblioteca Nacional vai deixar as actuais instalações no Centro Cultural do Mindelo em São Vicente e passará a funcionar num espaço próprio situado no edifício ao lado, anunciou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.
Augusto Veiga falava à imprensa após visitar as obras de reestruturação em curso no Centro Cultural do Mindelo que foi afectado pela tempestade Erin de 11 de Agosto do ano passado.
A nova localização, com entrada virada mais para o lado da praça, deverá conferir “maior dignidade” à instituição e reforçar a política do livro em São Vicente, ao garantir melhores condições de funcionamento.
Segundo o ministro, a mudança enquadra-se no processo de requalificação profunda do Centro Cultural do Mindelo, cujas obras estavam inicialmente previstas para arrancar antes da tempestade que assolou a ilha, mas tiveram de ser reprogramadas, e arrancaram há poucas semanas.
“Era uma reestruturação que já era necessária”, afirmou, acrescentando que o objectivo é dotar São Vicente de uma infra-estrutura mais moderna e funcional para a cultura.
Augusto Veiga indicou que a previsão é que a obra no Centro Cultural do Mindelo seja concluída ainda durante o mês de Março, podendo a entrega acontecer na terceira ou última semana.
Encerrado há vários meses, o Centro Cultural do Mindelo é considerado um espaço central para a dinâmica cultural da ilha, acolhendo habitualmente actividades de teatro, lançamento de livros, espectáculos e acções de formação.
Paralelamente às obras, segundo o governante, estão em preparação vários protocolos em diferentes áreas, que deverão ser anunciados em breve, no quadro de projectos estruturantes pensados para a ilha de São Vicente.
O ministro informou ainda que durante a sua estada em São Vicente tem contado com a companhia de delegações estrangeiras, nomeadamente representantes da Câmara Municipal de Águeda e do Porto, ambos de Portugal, e ainda da Bélgica, para conhecer as valências culturais existentes na ilha.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar