Autárquicas 2024/Praia: Abraão Vicente promete colaborar com Governo e tirar a câmara do isolamento institucional

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Praia: Abraão Vicente promete colaborar com Governo e tirar a câmara do isolamento institucional
20/11/24 - 05:30 pm

Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) - O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) às autárquicas de 01 de Dezembro prometeu hoje colaborar com o Governo para tirar a autarquia do isolamento institucional e mobilizar mais verbas para apoiar as famílias mais vulneráveis.

Liderada por Abraão Vicente, a candidatura do MpD esteve hoje no bairro de Castelão, Coqueiro e Lém Ferreira levando a mensagem da sua plataforma eleitoral, que segundo o mesmo, defende a necessidade da cooperação institucional, respeito pelas instituições da República e o funcionamento da democracia.

“Queremos reafirmar a nossa total confiança nas instituições da República, porque é a única maneira de focarmos no nosso trabalho, e para a câmara municipal ter acesso há mais recursos temos que colaborar com o Governo”, disse.

E para alcançar a estabilidade institucional, defendeu que é necessário respeitar os limites de acção da autarquia, impor uma forte autonomia por parte da câmara, mas não no sentido de isolamento institucional.

Segundo explicou, a plataforma prevê o fim do isolamento institucional da câmara municipal não só porque é assim que funciona a democracia, mas também como forma de mobilizar verbas para criar o crédito em pirâmide invertida para apoiar as empreendedoras.

“É basicamente criar um sistema quase mutualista em que quem tem acesso a pequenas quantias de financiamento assim que pagar toda a verba, pode ter acesso a novas quantias nomeadamente para desenvolver o seu negócio, mas também um novo crédito enquadrado no acesso a habitação”, apontou.

O projecto prevê também organizar tudo aquilo que é o comércio informal, organizar mercados locais, acesso ao crédito, melhoria das condições de trabalho sobretudo de muitas famílias que utilizam as suas próprias habitações para fazer comida para vender.

Na ocasião, Abraão Vicente acusou o actual edil praiense de ser “leviano” e de proferir afirmações bombásticas para agitar o período eleitoral, ao afirmar que Ulisses Correia e Silva e NOSI montaram um plano para roubar nas mesas de voto.

“É um prenúncio da derrota de Francisco Carvalho é muito mais, é simplesmente o continuar de quatro anos de conflitos institucionais em que sem nenhuma razão o NOSI é trazido por uma campanha eleitoral”, referiu.

Entretanto, assegurou que a campanha eleitoral do MpD tem decorrido na máxima civilidade e sempre com apresentação detalhada da plataforma.

Na Praia, concorrem ao cargo de presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juciliano Vieira (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

AV/CP

Inforpress/Fim

Partilhar