
Mindelo, 11 Fev (Inforpress) – O VI Programa Indicativo de Cooperação (PIC VI) 2026–2030 de Luxemburgo com Cabo Verde aumentou de 75 para 100 milhões de euros e tal se deve à “boa governação e à melhor aplicação desse dinheiro”.
Uma leitura feita pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Luís Livramento, que na tarde de hoje esteve acompanhado do vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros de Luxemburgo, Xavier Bettel, em visitas à Guarda Costeira e ao Centro Social SOS, em São Vicente.
A ideia dessas deslocações foi a de permitir, segundo a mesma fonte, ao ministro luxemburguês verificar com os seus “próprios olhos” como o dinheiro tem sido gasto.
“Penso que está claro que a boa governação também tem levado a que o próprio Luxemburgo tenha muitas vezes até aumentado o valor do programa indicativo de cooperação”, considerou José Luís Livramento, referindo-se ao aumento de 75 milhões de euros para 100 milhões de euros que o PIC teve após a assinatura efectivada na terça-feira, 10, também no Mindelo.
Sendo assim, sublinhou, é uma cooperação que orgulha Cabo Verde, que “tem marcas de Luxemburgo nas diversas ilhas e em quase todas as áreas”, assegurou o ministro cabo-verdiano.
Por seu lado, o vice-primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, mostrou-se satisfeito por constatar in loco as ajudas que o seu país tem dado ao povo cabo-verdiano, por exemplo, no Centro Social SOS, que permite dar mais possibilidades às crianças e aos próprios pais.
Já a Guarda Costeira, que esteve a visitar o seu novo ponto naval, no Porto Grande do Mindelo, afiançou que o investimento não é somente na segurança de Cabo Verde, mas também da própria Europa.
“É também investir em nós, somos mais fortes convosco. Tem aqui uma Marinha muito amável, eficiente, e que precisa de materiais, porque os barões da droga têm muitos mais meios que muitos governos”, advertiu Xavier Bettel.
Por isso, segundo a mesma fonte, o dinheiro “está a ser dado a um parceiro confiável, um Governo confiável, que faz um trabalho também do interesse da Europa”.
O vice-primeiro-ministro de Luxemburgo termina a sua deslocação a São Vicente, iniciada na terça-feira, 11, com visitas ainda no final da tarde de hoje ao Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD) e ao estaleiro de um dos grupos de Carnaval.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar