Mindelo, 20 Nov (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à câmara de São Vicente, nas autárquicas de 01 de Dezembro, disse hoje que vai requalificar infra-estruturas desportivas e melhorar acessibilidades da zona de Fronte Francês.
António Duarte falava durante contactos porta-a-porta com eleitores de Fonte Francês, bairro onde, além de problemas de acessibilidade, as pessoas debatem-se com falta de água canalizada e de saneamento.
Segundo, o candidato do PAICV, Fonte-Francês, à imagem de São Vicente, tem estado abandonado na questão do desporto, da juventude, do lazer e da qualidade de vida.
“Uma daquelas propostas que consagro da nossa plataforma é de cuidar da área. Nós temos um polidesportivo que, neste momento, completamente abandonado. Propomos melhorar campos das zonas vizinhas de Fonte-Francês, para também moradores desta zona terem acesso a eles com qualidade”, afirmou o candidato.
Conforme a mesma fonte, os campos, polidesportivos, polivalentes, placas desportivas, em São Vicente não têm recebido qualquer manutenção e estão a degradar-se rapidamente e fica difícil a recuperação.
“A nossa proposta é reabilitar todas estas infra-estruturas, os campos de Bela Vista, o campo de Bitim por forma aumentar a longevidade desses equipamentos e capitalizar o investimento feito”, explicou António Duarte, para quem com essas infra-estruturas desportivas disponíveis pode contrariar a delinquência juvenil nessa zona.
Além disso, acrescentou, há necessidade de apostar no saneamento, no acesso à água, na ligação a esgoto domiciliar e na escolha e tratamento de lixo.
“São Vicente cresceu desordenada nos últimos anos e o crescimento gerou esse problema de saneamento. É impossível e impensável em pleno século XXI pessoas não terem uma casa de banho nas suas casas, nem água nem esgoto. É uma questão de salubridade, de saúde pública”, criticou.
Outro desafio para o candidato é resolver o problema de acesso pedonal de pessoas a residências e acesso de emergência em caso de acidentes, doenças ou incêndios.
Em São Vicente concorrem ao cargo de presidente da câmara Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV oito.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar