
Mindelo, 10 Fev (Inforpress – Os governos de Cabo Verde e do Luxemburgo assinaram hoje, no Mindelo, o VI Programa Indicativo de Cooperação (PIC VI) 2026–2030, que vai estar assente em cinco sectores estratégicos, entre os quais educação, saúde, emprego.
O acto de assinatura aconteceu na tarde de hoje, nas instalações do Ministério do Mar, e com Cabo Verde representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Luís Livramento e Luxemburgo pelo vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, Xavier Bettel.
Trata-se, segundo José Luís Livramento, de “um programa ambicioso”, financiado por Luxemburgo e assente em cinco estratégicos para o futuro de Cabo Verde.
A mesma fonte começou por elencar a educação, emprego e empregabilidade com foco especial na juventude e nas mulheres.
Outros dos eixos apontados são saúde, água e saneamento, acção climática e transição energética.
“Gostaria de destacar que o PIC mantém profunda cooperação com o desenvolvimento, com o financiamento climático e continuando a dedicar especial atenção a temas transversais dos direitos humanos, incluindo a protecção dos direitos das minorias, a igualdade do género nas suas múltiplas dimensões, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental”, sustentou a mesma fonte.
Daí que o acordo assinado, conforme o ministro cabo-verdiano, não só dá continuidade às relações entre os dois países, como “abre um novo ciclo em que "se afirmam claramente as parcerias sólidas, previsíveis e baseadas na confiança múltipla e que continua a ser fundamental num clima internacional marcado por muitas incertezas”.
Da parte de Luxemburgo, o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, Xavier Bettel, destacou também a importante cooperação entre os dois países.
“Cabo Verde representa uma integração bem-sucedida no Grão-Ducado do Luxemburgo. Eu próprio tenho cabo-verdianos na minha equipa”, explicou.
Referindo-se ainda à integração cabo-verdiana no seu país, a mesma fonte lembrou que muitos cabo-verdianos já se tornaram luxemburgueses, mas “nunca se esqueceram do sangue que corre nas suas veias, sangue cabo-verdiano, e das suas origens”.
Por isso, assinalou, este acordo está perfeitamente alinhado com as prioridades partilhadas entre os dois governos.
Após a assinatura do acordo, o ministro luxemburguês, acompanhado por José Luís Livramento, e pelo ministro do Mar, Jorge Santos, e respectivas comitivas, percorreram algumas artérias da cidade do Mindelo.
A estadia de Xavier Bettel, em São Vicente, continua na quarta-feira, 11, com diversos pontos na agenda, entre os quais visita à câmara municipal e apresentação sobre o programa de resposta e recuperação da ilha pós-Erin.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar