Autárquicas 2024/Sal: Aldirley Gomes diz que governação anterior não foi capaz de trazer uma visão clara para o saneamento

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Sal: Aldirley Gomes diz que governação anterior não foi capaz de trazer uma visão clara para o saneamento
20/11/24 - 03:54 pm

Espargos, 20 Nov (Inforpress) – O candidato UCID às autárquicas de 01 de Dezembro na ilha do Sal Aldirley Gomes sublinhou hoje que depois de todos esses anos de governação os responsáveis não foram capazes de trazer uma visão clara para o saneamento.

O candidato da União Cabo-verdiana e Democrática (UCID) à presidência da câmara fez essa afirmação em declarações à imprensa, a meio percurso da campanha para as eleições autárquicas que se realizam no dia 01 de Dezembro.

Aldirley Gomes foi peremptório ao afirmar que o saneamento tem sido o “calcanhar daqueles” no Sal, numa ilha em que o próprio turismo “impõe um desafio importante”.

“Nós [UCID] temos que trazer aqui uma visão de fazermos o tratamento dos resíduos, a separação do lixo, produção de energia através do processo de incineração, uma tecnologia já existe e não é tão cara se nós atentarmos por aquilo que são os recursos que a câmara tem tido à disposição”, sublinhou.

A título de exemplo, o candidato nomeou os recursos canalizados através das taxas dos resíduos sólidos urbanos e propôs trazer um projecto e transformar o lixo no quarto sector, assim como já acontece noutras paragens.

“Estamos aqui a trazer uma visão importante neste sector primário aqui na ilha do Sal, então os aterros, na verdade, não são uma solução viável, então, é preciso investir na formação das pessoas, investir na separação do lixo, na reciclagem e na produção de energia a partir do processo de tratamento dos resíduos sólidos urbanos”, continuou.

Aldirley Gomes frisou ainda que o próprio sistema de recolha de resíduos “não tem estado a resultar”, lembrando que em algumas zonas o acúmulo de lixos “é demasiado”, pelo que defende o aumento dos equipamentos, da mão-de-obra associada e melhorar as condições de trabalho.

“Aumentar aqui os dispositivos de recolha, desde caminhões, os próprios contentores e uma maior frequência, e, se calhar, adotar a estratégia de recolha porta-a-porta como uma das formas de estruturarmos as nossas cidades”, concluiu.

Na ilha do Sal, além de Aldirley Gomes (UCID), concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal, Júlio Lopes (MpD) e José Paixão (PAICV).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar