Autárquicas 2024/Santa Catarina do Fogo: MpD adverte que situação do desalojados de Chã das Caldeiras é uma questão nacional

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Santa Catarina do Fogo: MpD adverte que situação do desalojados de Chã das Caldeiras é uma questão nacional
20/11/24 - 02:01 pm

Cova Figueira, 20 Nov (Inforpress) - O candidato do MpD para a câmara de Santa Catarina do Fogo advertiu, na terça-feira, que a situação do desalojados de Chã das Caldeiras é questão nacional por "ser consequência de um evento natural catastrófico".

Evandro Monteiro fez essa observação aos jornalistas à margem de contactos porta-a-porta com o eleitorado de Txanzin, onde a sua equipa dedicou, na terça-feira, toda a acção de campanha.

Txanzin é uma localidade no concelho de São Filipe habitada pelos antigos moradores desalojados de Chã das Caldeiras, em 2014, em consequência da última erupção vulcânica, tendo por isso eleitores de Santa Catarina do Fogo.

“A ilha do Fogo e todo Cabo Verde têm que estar, necessariamente, ciente para colmatar as dificuldades dessas pessoas que são crianças, jovens e chefes de famílias", apelou Evandro Monteiro, lembrando que a erupção vulcânica provocou "dramas sociais inerentes ao evento natural".

Neste sentido, reiterou que todos os actores são chamados a "pensar, actuar, projectar e solucionar o problema das pessoas que ainda estão com problemas de habitabilidade "pese todo o investimento feito".

"Vamos ter um olhar muito sereno, altruísta e humano para os realojados no território municipal de São Filipe, para resolver, de forma concreta as suas dificuldades", prometeu Evandro Monteiro, que disse sentir todo esse "drama" por ser natural de Chã das Caldeiras.

Entretanto, acrescentou que se for eleito no dia 01 de Dezembro, "quando tiver um poder autorizado pelos eleitores", vai resolver todos os problemas dessas pessoas, "sempre em entendimento com a câmara de São Filipe e o Governo".

As condições de habitação e habitabilidade, questão de energia e água são os problemas desse eleitorado que Evandro Monteiro promete resolver, caso vença as eleições autárquicas em Santa Catarina do Fogo.

"Temos que trabalhar para criar condições para que as pessoas regressem à Chã das Caldeiras, para reforçar o seu dinamismo interno e ter um papel mais activo para o município e para a ilha do Fogo", finalizou.

A candidatura do MpD, encabeçada por Evandro Monteiro, tem agendado hoje, no início da tarde, um comício em Achada Furna, o segundo dos seis programados no seu cronograma eleitoral.

Em Santa Catarina de Fogo, além de Evandro Monteiro (MpD), concorre ao cargo de presidente da câmara Manuel Fernandes Teixeira (PAICV).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

OM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar