Lisboa, 20 Nov (Inforpress) – O seminário internacional “Cuidados de saúde primários nos Estados-membros da CPLP” arrancou hoje, em Lisboa, e até 22 de Novembro, os participantes vão debater as estratégias para o fortalecimento da atenção primária à saúde na comunidade.
A decorrer na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a iniciativa é organizada pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde de Portugal (CONASS), respectivamente, membro e coordenador da Comissão Temática de Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional dos Observadores Consultivos da CPLP, em parceria com o Secretariado Executivo da CPLP.
Ao presidir a sessão da abertura, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, lembrou que uma das finalidades do evento é a mobilização dos Estados-membros da organização para a participação activa na promoção dos cuidados de saúde primários, sem deixar de reflectir sobre o enquadramento internacional que neste momento é um “factor de preocupação para todos”.
“O seminário tem por objectivo, a abordagem de diferentes tópicos relacionados com a necessidade de responder as directrizes do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP, no que respeita ao fortalecimento dos cuidados de saúde primários, nomeadamente quanto a sensibilização do governo e a sociedade para a importância dos cuidados primários de saúde na CPLP”, frisou Zacarias da Costa.
No seu entender, em um contexto que a ameaça à saúde pública apresenta contornos menos benéficos, “os cuidados de saúde assumem um papel muito importante” na forma como se consegue responder aos desafios colocados pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O evento conta com a participação da directora nacional da Saúde de Cabo Verde, Ângela Gomes, que na sexta-feira, 22, vai falar sobre “Avanços e desafios nos cuidados de saúde primários na perspectiva dos gestores dos sistemas de saúde”.
A abertura formal do evento contou também com intervenções do coordenador da Comissão Temática da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional, Fernando Cupertino, e da ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta.
Vários temas serão discutidos durante os três dias do seminário, como “Planeamento dos cuidados de saúde primários”, “O papel da sociedade civil no fortalecimento dos cuidados de saúde primários nos Estados-membros da CPLP”, “A contribuição parlamentar para o fortalecimento dos cuidados de saúde primários”, “Telessaúde, saúde digital e Inteligência artificial nos cuidados de saúde primários”, entre outros.
DR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar