Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) - O projecto Ur-Gente, numa parceria entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde, apresenta na sexta-feira, 22, no Centro Cultural da Praia, os espectáculos “Amdjer e Mindjeres”, com direcção artística de Mano Preto.
Em nota, o Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau (Ur-Gente) explica que ao longo de cinco dias, Mano Preto e a Companhia de Dança Raiz di Pólon, acolhem os artistas Fabrizia O. Paz, de Cabo Verde e Mariama Sanó, da Guiné-Bissau, para a continuação do desenvolvimento de uma residência de criação artística, iniciada em Outubro de 2024, na Guiné-Bissau.
A residência artística, segundo o Ur-Gente, resulta de uma parceria entre a Guiné-Bissau e Cabo-Verde, especificamente entre a ONG Vida e a ALAIM, entidades parceiras na implementação do projecto Ur-Gente - Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau.
Conforme a mesma fonte, serão apresentados, nesta sexta-feira, os espetáculos "Amdjer", com Fabrizia O. Paz e "Mindjeres", com Mariama Sanó, acompanhadas por artistas da Raiz di Pólon.
A abertura do evento, a partir das 19:00, iniciará com a apresentação do solo Nha Fado, Meu Destino, de Mano Preto.
O projecto Ur-Gente é uma subvenção do ProCultura, financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo IP Camões.
O mesmo é implementado pela ONG Vida, em parceria com Cabo-Verde ALAIM (Academia Livre das Artes Integradas do Mindelo), a Guiné-Bissau (GTO, Grupo de Teatro do Oprimido) e Portugal CMT (Companhia de Música Teatral), desde Dezembro de 2022.
PC//CP
Inforpress/Fim
Partilhar