Autárquicas 2024/São Filipe: Candidato da UCID destaca potencial turístico do município e prometeu reestruturar estância balnear de Salinas

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Filipe: Candidato da UCID destaca potencial turístico do município e prometeu reestruturar estância balnear de Salinas
20/11/24 - 12:35 pm

São Filipe, 20 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID às eleições autárquicas em São Filipe, Egídio de Pina, destacou o potencial turístico do município e comprometeu-se a reestruturar a estância balnear de Salinas que diz está abandonada.

Para a área do turismo, Egídio de Pina tem como principal proposta o desenvolvimento sustentável do turismo em São Filipe e na ilha, porque, explicou, o turismo pode tornar-se uma fonte de riqueza, desde que seja planeado e promovido com um foco na sustentabilidade.

Egídio de Pina advogou, em declarações à Inforpress, que São Filipe precisa de um modelo turístico diversificado e integrado, que beneficie tanto o município quanto os seus residentes, promovendo, ao mesmo tempo, uma “economia vibrante” e uma identidade local forte.

Nesta perspectiva, destacou que cada ilha possui características únicas que devem ser aproveitadas para o desenvolvimento de um turismo diferente e que a ilha do Fogo não é excepção.

"Temos uma vocação e especificidade natural para desenvolver o turismo de montanha, com o vulcão activo como uma atracção central. Há um enorme potencial no turismo religioso e gastronómico, com produtos locais de renome, como vinho, café e queijo, que podem ser promovidos em conjunto com as festas tradicionais e romarias", disse.

O candidato chamou atenção para a situação das Salinas, uma das mais importantes zonas balneares de São Filipe, um local de referência turística e um “grande actrativo” conhecido por seu “impressionante percurso lávico sobre o mar”, mas está "completamente abandonado" pelas autoridades municipais e lamentou a ausência de infraestruturas básicas, como instalações sanitárias.

Para a sua valorização o candidato comprometeu-se em submeter ao Ministério do Turismo projecto adequado e eficiente para sua reestruturação porque a intervenção anterior não foi feita em condições.

Egídio de Pina reforçou que o investimento em infra-estrutura e a valorização das riquezas naturais e culturais da ilha são essenciais para transformar São Filipe em um destino turístico de referência, promovendo o desenvolvimento económico sustentável e o bem-estar da população local.

Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar