Ilha do Sal volta a receber elite mundial do kitesurf entre 16 e 21 de Fevereiro

Inicio | Desporto
Ilha do Sal volta a receber elite mundial do kitesurf entre 16 e 21 de Fevereiro
02/02/26 - 12:21 pm

Espargos, 02 Fev (Inforpress) – A ilha do Sal volta a ser o epicentro do kitesurf mundial com a realização da “GKA Kitesurf World Cup Cabo Verde”, que decorre de 16 a 21 de Fevereiro, na praia de Ponta Preta.

O evento, que reúne os melhores atletas da actualidade, marca a abertura oficial do calendário internacional de 2026 da Global Kitesports Association (GKA).

Em entrevista, o organizador do evento, Djô Silva, da Nautic Sport Events, explicou que a prova integra o circuito mundial de kitesurf de 2026, ano em que a modalidade abre e encerra a temporada da GKA, num calendário composto por cinco eventos internacionais.

“Em Fevereiro vamos trazer os melhores kitesurfistas do mundo para competir no primeiro evento do circuito de 2026, aqui na ilha do Sal”, sublinhou.

Djô Silva realçou ainda que uma das novidades desta edição se prende com a articulação com o circuito mundial, condicionada, como sempre, às condições naturais.

“Temos de esperar por boas ondas e bons ventos para garantir 100% do sucesso do evento”, frisou, acrescentando que a organização se encontra na fase final dos preparativos.

No plano nacional, o responsável explicou que, este ano, haverá uma qualificação nacional formal e apurar dois atletas cabo-verdianos e ter acesso directo ao circuito mundial, decisão tomada de forma antecipada. Ainda assim, destacou o forte envolvimento da juventude.

“Os jovens estão a treinar forte e isso deixa-nos muito satisfeitos. É importante colocar o país na linha da frente”, reforçou o organizador, manifestando optimismo quanto ao sucesso do evento, embora ressalve que a competição está sempre “condicionada às condições naturais” de vento e mar.

À semelhança das edições anteriores, a etapa de Ponta Preta deverá contar com mais de 40 atletas, entre homens e mulheres, oriundos de cerca de 15 países, incluindo potências do kitesurf como Brasil, França, Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos e Austrália, entre outros.

A prova na Ponta Preta, considerada um dos picos de ondas mais lendários do mundo para o kitesurf, marca assim o início da luta pelos títulos mundiais de 2026, reforçando o posicionamento da ilha do Sal como destino de excelência para grandes eventos desportivos internacionais.

NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar