
Porto Novo, 01 Fev (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, disse hoje que a autarquia espera resolver o problema de água em Chã de Branquinho, no interior do município, com a recuperação da barragem subterrânea desta localidade.
Elisa Pinheiro disse à Inforpress que a autarquia está a analisar com o Governo uma parceria com vista à recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, inoperante há uma década, cuja água mobilizada será disponibilizada para agricultura e consumo humano.
Os habitantes de Chã de Branquinho têm estado, nos últimos anos, a reclamar da “péssima qualidade" de água que têm estado a consumir, proveniente de uma nascente situada nas proximidades de Dominguinhas.
Octávio Inocêncio, porta-voz da população, explicou que água percorre grande distância e quando chega ao fontanário já não tem qualidade para ser consumida, uma vez que a água chega à Chã de Branquinho através de uma levada a céu aberto, transportando consigo toda a sujidade.
A presidente da câmara municipal disse que, uma vez recuperada a barragem, que fica situada próxima das habitações, não haverá esse problema, já que a água será bombeada directamente para os reservatórios.
Durante a sua recente visita a Porto Novo, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse que a recuperação da barragem subterrânea é “de carácter prioritário”, tendo ordenado os ministérios das Infra-estruturas e da Agricultura a montarem um programa de reabilitação dessa infra-estrutura hidráulica.
A barragem, construída em 2012 e com capacidade de 350 mil metros cúbicos/ano, sofreu danos em 2016 provocados pelo furacão Fred.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar