
Cidade da Praia, 18 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reconheceu hoje que a problemática da juventude no país é complexa, mas exortou os jovens a serem resilientes e fortes e a aproveitarem oportunidades para mudar de vida.
O governante falava à imprensa, no âmbito do encontro realizado com jovens beneficiários do Projeto “Ami ê di Paz y Bô”, que teve lugar no Auditório Nacional, na cidade da Praia, e que contou igualmente com a presença da ministra da Justiça, Joana Rosa.
O projecto tem como principal objectivo, promover e estimular o empreendedorismo juvenil, bem como combater e prevenir a violência urbana, através de acções formativas e de inclusão dirigidas a jovens desempregados e em situação de vulnerabilidade.
Na ocasião, Ulisses Correia e Silva apelou a juventude cabo-verdiana a ser resiliente, forte, e a aproveitar as oportunidades disponíveis no país, considerando que o projecto tem sido desenvolvido com muito sucesso.
“Porque há muita desinformação, há muita informação manipulada para levar ao sentido contrário, criar um clima de depressão, um clima de problemas. Mas nós temos muitos casos positivos e um número cada vez maior de jovens hoje empreendedores, e estão positivos”, disse.
Segundo Ulisses Correia e Silva, além dos jovens privados de liberdade, o projecto também tem beneficiado aqueles que já saíram da cadeia, oferecendo-lhes oportunidades de qualificação, formação profissional e empreendedorismo.
O objectivo, conforme sublinhou, é mantê-los fora das prisões, e oferecer mais oportunidades de qualificação, educação e formação, além de trabalhar com as famílias para maior empoderamento.
“É um bocado isto que este programa resume e tem tido sucesso em várias áreas. Temos um conjunto de parcerias, como igrejas, o IEFP, temos associações comunitárias, todos a trabalhar no sentido de podermos dar um futuro melhor à nossa juventude”, sublinhou.
Da parte do Governo afiançou que continuará a fazer a sua parte para criar um clima favorável ao crescimento e à realização dos jovens, com mais oportunidades e demonstração de que é possível alcançar sucesso dentro do país.
O encontro insere-se no acompanhamento das acções do referido projeto, que já beneficiou cerca de 250 jovens, através de formações profissionais em áreas como eletricidade, canalização, pladur e cartas de condução.
Para além das açcões formativas, o projeto assegura o seguimento pós-formação e o encaminhamento de jovens para outras oportunidades de capacitação em instituições parceiras.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar