Governo aposta na tecnologia dos jovens para transformar economia e criar hub digital

Inicio | Economia
Governo aposta na tecnologia dos jovens para transformar economia e criar hub digital
15/01/26 - 07:40 pm

Cidade da Praia, 15 Jan (Inforpress) – O Governo pretende transformar a economia nacional através da tecnologia e do talento jovem e posicionar Cabo Verde como hub digital de inovação em África, afirmou hoje o gestor do projecto de Inovação Morabeza, Milton Paiva.

A afirmação foi feita hoje, pelo gestor do projecto de Inovação Morabeza, Milton Paiva, durante a cerimónia de assinatura dos memorandos de entendimento (MoU’s) no âmbito do Morabeza Innovation Project (MiP).

Na ocasião, o responsável explicou que o Fundo Morabeza de Inovação tem como foco central a economia digital e a utilização da tecnologia como motor de desenvolvimento económico.

Segundo Milton Paiva, o objectivo passa por criar empregos, modernizar o funcionamento do Estado, transformar a relação dos cidadãos com a tecnologia e impulsionar a visão de Cabo Verde como uma nação digital e um polo de inovação em África.

Neste sentido, adiantou que o fundo tem três componentes principais, nomeadamente impulsionar as empresas para crescerem localmente, escalarem e se internacionalizarem e o reforço da governança e da gestão da mudança.

Na ocasião, o gestor sublinhou que a transformação digital exige mais do que tecnologia e financiamento, mas sim uma mudança profunda de mentalidades e de processos.

Milton Paiva explicou ainda que o Fundo Morabeza funciona essencialmente como um fundo de refinanciamento, actuando através do reforço de instituições já existentes.

Entre estas destacam-se a ProCapital, a Pró Empresa, a ProGarante, o Parque Tecnológico, o Instituto do Turismo na vertente dos nómadas digitais, o Fundo do Emprego e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e no âmbito dos memorandos assinados, os recursos são transferidos progressivamente, mediante metas e indicadores previamente acordados.

“Estas instituições são o front office que lidam directamente com as empresas através de diferentes modalidades, como empréstimo, entrada nas sociedades como capital de risco, aquisição de equipamentos tanto para indivíduos como para empresas, acesso a programas e sociedades de formação, programas de internacionalização”, afirmou.

Explicou que o Fundo Morabeza prevê mobilizar até 156 milhões de euros, sendo que actualmente já conta com 24 milhões de euros assegurados pelo Banco Africano de Desenvolvimento e um milhão de euros da cooperação japonesa, além de uma carta de interesse da União Europeia no valor de cerca de 60 milhões de euros.

De acordo com Milton Paiva, desde Abril do ano passado o fundo tem vindo a afirmar-se junto dos parceiros internacionais como um veículo privilegiado para a transformação da economia cabo-verdiana, com forte aposta na tecnologia e no talento jovem.

A assinatura dos memorandos, segundo o gestor, representa um primeiro passo concreto no acesso directo dos beneficiários aos recursos, adoptando um modelo mais ágil e inovador de gestão e implementação

Os memorandos de entendimento formalizam parcerias estratégicas com o Banco do Jovem e da Mulher, executado pela Pró-Empresa, com o Fundo SALTO, executado pela Pró-Capital, e com o Fundo de Inovação Digital, igualmente implementado pela Pró-Capital.

Com início em Abril de 2025, o Projecto de Inovação Morabeza termina em Dezembro de 2028.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar