Retrospectiva/ Boa Vista: Ilha fecha o ano com “recorde histórico de investimento” nas infraestruturas

Inicio | Economia
Retrospectiva/ Boa Vista: Ilha fecha o ano com “recorde histórico de investimento” nas infraestruturas
01/01/26 - 07:17 am

Sal Rei, 01 Jan Dez (Inforpress) – A ilha da Boa Vista encerra o ano de 2025 com um "choque de investimentos" infraestruturais, consolidando-se como o segundo pilar do turismo nacional, no ano em que Sal Rei deteve o título de Cidade Capital Caboverdiana da Juventude.

Em Janeiro de 2025, o título de Cidade Capital Caboverdiana da Juventude foi ostentado por Sal Rei, com a participação activa dos jovens nas decisões da ilha, que em Novembro viu o Fórum Nacional da Juventude ser transferido para a Praia devido à ocupação turística da outrora pacata ilha, mas culminou em Dezembro com a assinatura do contrato de construção da pista de atletismo em Sal Rei.

A programação de Março foi diversificada,  tratando-se do mês do teatro, da mulher, da poesia, e também foi do Carnaval, que juntou as associações para mostrar o trabalho feito na ilha.

Em Abril o Governo anunciou o financiamento de 682 mil contos para a rede de esgotos e abastecimento de água, após reivindicações da autarquia sobre a gestão de Fundos de Turismo e carências básicas da população.

No mesmo mês, cerca de 60 baleias-piloto encalharam na costa, nas proximidades do hotel Riu Palace, tendo sucumbidas, apesar das tentativas de salvamento por parte das autoridades e voluntários.

As festividades descentralizadas da festa do Município e da Santa Isabel e o Fórum de Investimento da Boa Vista marcaram o mês de Maio, mês em que  a autarquia apresentou o Plano de Requalificação da Orla Marítima, aprovado em Junho.

Nesse mês, as ONG locais iniciaram as campanhas de proteção de tartarugas, encerrando a temporada em Outubro com 62.996 ninhos, alertando para a questão da  segurança das praias e turismo ilegal.

Julho foi de celebração dos 50 Anos de Independência do país, em homenagem ao primeiro Presidente da República, Aristides Pereira, com uma estátua simbolizando a libertação nacional. E a ilha deu adeus a Saulo Soares, presidente da Académica da Boa Vista, e figura emblemática do futebol.

Em Agosto, o presidente da autarquia, Cláudio Mendonça, cancelou o Festival Praia d'Cruz, em solidariedade com as vítimas da tempestade em São Vicente, indicando que três mil contos do orçamento reverteriam para ajuda. Os sgricultores da Zona Norte também foram afectados com perdas materiais devido às chuvas.

Em Setembro uma polémica urbanística gerou em torno da construção de um edifício de 7 pisos em Sal Rei, gerando discussões sobre o impacto ambiental.

Neste ano foram inaugurados o Centro de Saúde Reprodutiva, as Delegações da Direção Geral do Trabalho e do ICCA, a nova sede do INPS, a Praça de Caboque e Miradouro do Rabil e o novo relvado do Estádio Arsénio Ramos.

Com o lançamento do livro “Bia de Lulucha – Férias no Algarve”, Bianca da Rocha tornou-se a escritora mais jovem do país, Iolanda Brito venceu a gala internacional do Talent Music Contest na Holanda, o Presidente da República anunciou a Boa Vista como sede da V Conferência do Oceano em 2026, e deu-se início aos voos da EasyJet.

Com a ano prestes a terminar, a Assembleia Municipal aprovou um orçamento recorde de 1,75 mil milhões de escudos para 2026, o Governo autorizou um aval de 700 mil contos para a reabilitação das estradas nacionais que ligam o Rabil ao Norte, e a inauguração da praça do Largo de Santa Isabel foi adiada para o início de 2026.

MGL/JMV

Inforpress/fim

Partilhar