Cruz Vermelha leva feira de saúde e acção solidária a comunidades vulneráveis de Ribeira Grande de Santiago

Inicio | Sociedade
Cruz Vermelha leva feira de saúde e acção solidária a comunidades vulneráveis de Ribeira Grande de Santiago
27/12/25 - 03:05 pm

Cidade da Cidade da Praia, 27 Dez (Inforpress) – A Cruz Vermelha de Cabo Verde realizou hoje uma feira de saúde e acção solidária nas comunidades de Lém Dias, no município da Ribeira Grande de Santiago, beneficiando cerca de 90 crianças e 23 famílias.

O presidente do Conselho Local da Praia da Cruz Vermelha, Júlio Gomes, explicou que a iniciativa tem como principal objectivo “levar saúde e dignidade às comunidades, sobretudo nas épocas festivas”, através de acções concretas de promoção do bem-estar e apoio social às populações mais vulneráveis.

Segundo o responsável, a acção inclui uma feira de saúde com serviços de psicologia, consultas de clínica geral, enfermagem, análises laboratoriais, bem como a medição da tensão arterial, glicemia e outros exames básicos.

No terreno, a Cruz Vermelha mobilizou “sete enfermeiros, dois médicos, um analista e contou ainda com a colaboração da Polícia Nacional, através da Direcção de Saúde”.

Além da componente saúde, a iniciativa contempla a distribuição de kits básicos a 90 crianças e 23 famílias em situação de vulnerabilidade, incluindo idosos e pessoas acamadas.

“Temos também assistência direccionada a idosos, acamados e crianças em situação de vulnerabilidade, porque a nossa missão é essencialmente humanitária”, reforçou Júlio Gomes.

O presidente ressaltou ainda o apoio da empresa Caetano Cabo Verde, principal financiadora do projecto, considerando-a um parceiro estratégico para a concretização de uma acção que já vem sendo desenvolvida há vários anos junto das comunidades mais carentes.

“É um projecto de grande valia que leva saúde às comunidades mais vulneráveis e que vai continuar”, assegurou, adiantando que a Cruz Vermelha já dispõe de um plano de acção com início em 2026.

O evento vai abrange três comunidades do município, Lém Dias, Sanharé e Ponta de Sol, com uma população estimada em cerca de “mil pessoas”.

Por sua vez, o vereador das Acções Sociais e Saúde da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Lucilio Monteiro, elogiou a iniciativa da Cruz Vermelha e agradeceu a escolha do município para a realização da feira.

“Consideramos esta acção muito importante, porque existe necessidade deste tipo de iniciativas e esperamos que aconteçam mais vezes e em outras localidades”, afirmou.

O autarca reconheceu que, apesar da existência de centros de saúde, ainda há desafios no acesso regular aos cuidados de saúde em algumas comunidades, mas garantiu que estão previstas melhorias no sector nos próximos tempos.

CG/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar