
Ribeira Brava, 27 Dez (Inforpress) – O naufrágio do navio de cargas Nhô Padre Benjamim, ocorrido ao largo da zona piscatória da Preguiça, a passagem da tempestade Erin e chuvas atipicas do mês de Novembro e Dezembro marcaram o ano de 2025 em São Nicolau.
O navio Nhô Padre Benjamim afundou-se no dia 14 de Abril, por volta das 17:15, na baía da Preguiça, em São Nicolau, quando fazia a ligação Sal/São Nicolau, transportando britas e camião de entre outros materiais para as obras no aeródromo da Preguiça e da estrada que liga Juncalinho a Carriçal.
Em declarações à imprensa na época, o capitão do navio apontou a entrada de água pelo “car deck” como a possível causa do seu afundamento. Sendo que o mesmo transportava 19 tripulantes e um passageiro, que foram todos resgatados com vida.
O ano de 2025 ficou ainda marcado pela passagem da tempestade Erin, que provocou danos um pouco por toda a ilha de São Nicolau, com principal incidência nas zonas de Ribeira Prata e Fragata, com corte de estradas e perdas nas propriedades agrícolas e perdas de cabeças de gado.
O Governo viria a decretar situação de calamidade nos municípios da Ribeira Brava e do Tarrafal de São Nicolau, por seis meses.
No mês de Novembro, às fortes chuvas que atingiram a zona leste do município voltaram a causar danos, deixando a localidade de Carriçal isolada por vários dias e causou prejuízos aos pescadores e em propriedades agrícolas, mais recentemente as chuvas do dia 05 de Dezembro voltaram a causar danos, principalmente nas zonas de Pico Agudo, Covoada e Ribeira Prata.
A nível das infraestruturas, 2025 trouxe o muito aguardado arranque das obras da estrada que liga Juncalinho a Carriçal, um investimento de 538 mil contos financiado pelo Banco Mundial, com um prazo de execução de 20 meses.
Paralelamente, a comunidade de Carriçal, no município da Ribeira Brava, quebrou o fim do “isolamento digital” com a inauguração de uma praça digital, com recurso à tecnologia Starlink.
Na política, a ilha recebeu a iniciativa “Presidência na Ilha”, de José Maria Neves, focada em “dar visibilidade à ilha” e abrir debates para que determinadas questões entrem na agenda pública.
A nível dos transportes, registou-se melhorias na conectividade aérea com aumento do número de ligações para a ilha, contudo, a nível dos transportes marítimos continua a registar deficiências com cancelamentos de viagens e dificuldades no transporte de cargas.
No desporto, o atleta Milly Brito brilhou em Portugal vencendo o Circuito Best Trail Séries, constituído por um conjunto de provas de “trail running”. No futebol Ultramarina sagrou-se campeão regional e João Batista venceu o campeonato de Andebol.
A ilha de São Nicolau recebeu ainda o Campeonato Nacional de Ciclismo e a fase final da Taça de Cabo Verde e o Campeonato Nacional feminino em xadrez.
No sector da cultura, o presidente da República, José Maria Neves, condecorou os grupos carnavalescos de São Nicolau - Copacabana, Estrela Azul e Brilho da Zona e o capitão o António Augusto Spencer, conhecido como "Nhô Antoninho de Mar Liso", com a Medalha de Mérito, Segunda Classe.
No ano de 2025 a ilha de São Nicolau recebeu ainda várias equipas médicas especialistas, nacionais e estrangeiras e foi lançado o projecto do centro do Centro de Imagiologia da Ribeira Brava e do Tarrafal, uma parceria entre a Família Soares, Clínica X- Eco, câmaras municipais e o Ministério da Saúde, visando dotar a ilha de melhores meios de diagnóstico.
WM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar