
Cidade da Praia, 23 Dez (Inforpress) - Cerca de dez jovens, com idades compreendidas entre os treze e os dezasseis anos, da Associação Atletas do Cristo, concluíram hoje, na Praia, a formação de quatro dias sobre a educação financeira.
Esta formação, que contou inicialmente com 25 formandos, vinha decorrendo desde do dia 19, no Liceu Domingos Ramos, promovida pela Associação Atletas do Cristo, em parceria com o Instituto do Desporto e Juventude e o Liceu Domingos Ramos.
Em declarações à Inforpress, o formador Walter Gomes explicou que esta formação, sob o lema "Um Bom Atleta também se Constrói Fora do Campo", visa formar esses atletas a serem jovens e adultos responsáveis no futuro.
"Preparar esses jovens a saberem lidar com as suas vidas financeiras e serem um suporte para ajudar os seus pais e familiares a gerir as suas vidas financeiras é fundamental", afirmou Walter Gomes.
O formador destacou a importância da educação financeira na vida de cada pessoa, sublinhando que muitos problemas familiares seriam evitados se todos tivessem um planeamento e uma vida financeira organizada.
Apesar de as pessoas actualmente estarem mais informados e a requisitarem cada vez mais esta formação, sublinhou que ainda persiste o desafio de colocar esses conhecimentos em prática no dia-a-dia.
Para este especialista, a organização financeira é base para uma vida estável e confortável e contribui para que não haja conflitos familiares e entraves em alcançar determinados objectivos.
A atleta Edelfride Monteiro, em representação dos formandos, disse que ficou "muito satisfeita" com esta formação por ser "muito enriquecedora".
A partir de agora, assegurou que já está apta para transmitir informações sobre educação financeira aos colegas, amigos e familiares.
Disse que aprendeu que a educação financeira não é somente saber gerir dinheiro, mas sim um conjunto de processos que leva uma determinada pessoa a gerir com sucesso a sua economia.
Acrescentou ainda que a educação financeira é o processo de adquirir conhecimento e desenvolver habilidades para gerir o dinheiro de forma consciente.
"É mais do que economizar. É, sobretudo, tomar decisões informadas para ter controle financeiro, criando hábitos como planear metas e investir, usando o dinheiro", concluiu a formanda.
DG/JMV
Inforpress/fim
Partilhar