
Porto Novo, 17 Dez (Inforpress) – O líder da Young Talent, no Porto Novo, em Santo Antão, disse hoje que esta associação juvenil tem sido “um motor de mudança, utilizando a arte e a música como poderosas ferramentas de consciencialização e capacitação”.
Teodoro Graça, que falava à Inforpress a propósito dos oito anos de criação desta associação, avançou que a Young Talent se tem afirmado, ao longo desses anos, como “um marco de dedicação, talento e impacto significativo na juventude cabo-verdiana e na agenda de desenvolvimento sustentável”.
Entre outros feitos alcançados ao longo dos oito anos, este líder juvenil destacou o facto de esta associação ter conseguido concretizar o seu projecto sobre a educação ambiental, com financiamento internacional do GEF SGP (Fundo Mundial do Ambiente).
A realização de eventos como o "Rima para o Clima" e o "Fórum Juventude Mudanças Climáticas", que colocou os jovens no centro do debate ambiental, marcaram também este percurso da Young Talent, adiantou este responsável.
Esta organização de cariz cultural e ambiental apostou ainda na criação e divulgação de singles e videoclipes alinhados com a Agenda 2030, sendo de destacar os videoclipes Pa Nox Terra, Emissão Zero, Kabverdiana, Kriola Mulata e Sintonton Allez.
A Young Talent, através da sua banda musical, já esteve presente em “grandes espectáculos musicais”, destacando-se a sua actuação no antigo campo de futebol do Porto Novo, no quadro das festividades de São João no Porto Novo.
A nível individual, vários músicos da banda Young Talent estiveram em evidência, avançou Teodoro Graça, destacando a Mariza Maocha, no concurso Todo o Mundo Canta Nacional e o Leo Rocha, vencedor de Todo o Mundo Canta Nacional e representante de Cabo Verde na gala internacional deste evento, na Holanda.
A mesma fonte enalteceu ainda a performance dos músicos Quintino Andrade e Yazmin no The Voice Portugal.
Em Setembro deste ano, a Young Talent participou no Fórum Internacional Youth Conference, nos Estados Unidos da América (EUA), levando a voz e as preocupações da juventude cabo-verdiana a este evento internacional.
Em termos de futuro, “a Young Talent não pára de sonhar”, referiu ainda Teodoro Graça, para quem esta associação tem “objectivos claros e inspiradores, que visam perpetuar a nossa missão de desenvolvimento e promoção do talento”.
Neste âmbito, é intenção da Young Talent criar uma escola de música para formar a próxima geração de artistas, pretendendo ainda apostar na construção de uma sala de ensaio e um estúdio, além da criação da “Academia Young Talent” e a expansão da “Casa dos Talentos” a todas as ilhas do país.
Está igualmente nos planos desta organização realizar um concerto internacional grandioso com todos os elementos da banda musical.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar