
Porto Inglês, 11 Dez (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, voltou a defender hoje, na ilha do Maio, a necessidade de reforçar os apoios aos pequenos municípios, como forma de combater as assimetrias regionais e garantir igualdade de oportunidades às ilhas mais encravadas.
Em declarações à Inforpress, após visitar as localidades da zona norte do Maio, o chefe de Estado sublinhou que é essencial dotar os municípios de mais recursos para responder a questões estruturantes relacionadas com a competitividade e o crescimento local.
“Penso que ilhas como o Maio, como a Brava, os pequenos municípios, os municípios encravados, mas particularmente as ilhas que têm uma única câmara, merecem uma discriminação positiva e mais recursos para poderem resolver questões que são vitais para mais competitividade e mais crescimento das ilhas”, defendeu.
Durante o contacto com a população, José Maria Neves constatou a degradação de infraestruturas e equipamentos sociais e ouviu apelos para a reabilitação de serviços essenciais.
“Constatamos que, nos últimos anos, houve uma grande degradação das infraestruturas e dos equipamentos sociais, jardins, postos sanitários, unidades sanitárias de base e centros comunitários”, observou.
Entre as preocupações levantadas pelos moradores, destacou-se ainda a necessidade de melhorar o sistema de transportes e de acelerar o projecto de dessalinização de água para fins agrícolas, medida considerada fundamental para criar empregos e novas oportunidades na ilha.
Os contactos com a população integram o programa da iniciativa “Presidência na Ilha”, que decorre no Maio desde terça-feira e está centrada nos eixos Direitos Fundamentais, Estabilidade Institucional e Crescimento Inclusivo.
RL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar