Mindelo, 17 Nov (Inforpress) - O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à câmara de São Vicente afirmou hoje que caso vença as eleições vai apostar na gestão urbanística, paisagística e ambiental para dar qualidade de vida aos munícipes.
Segundo António Durante, que esteve hoje no bairro da Bela Vista, uma questão ambiental “bastante difícil em São Vicente” é a recolha e o tratamento dos resíduos sólidos urbanos que precisam de modernização.
“É uma situação bastante difícil e terrível. É mais uma das muitas situações que São Vicente está a viver. Temos que introduzir a questão de recolha, tratamento, reciclagem do lixo e esta proposta está clara na nossa plataforma”, explicou.
Para António Duarte, é necessário promover a recolha e o tratamento do lixo através de modelos amigos do ambiente implementando os serviços de reciclagem de plástico, papel, vidro e caliças, implementar um projecto gestão dos resíduos sólidos em substituição da lixeira municipal para evitar a queima do lixo a céu aberto.
É preciso ainda, segundo o candidato do PAICV, montar um sistema de tratamento terciário das águas residuais com pré-filtração e dessalinização, com auxílio das energias renováveis, de forma a garantir água de boa qualidade para a agricultura.
Conforme António Duarte, ele mesmo já deu um grande passo na resolução deste problema quando fez uma deslocação ao exterior à procura de parceiros para ajudar no desenvolvimento de São Vicente.
Explicou que já há um compromisso com a Câmara de Paris (França) que está disponível, logo assim que assumirem o poder local em São Vicente, para contribuir, de “forma séria,” com formações e apoios para as pessoas terem acesso à habitação, ao saneamento básico e acesso à água, porque há pessoas que vivem na periferia que não têm uma casa de banho sequer, nem água, que são questões básicas do ser humano em pleno século XXI.
O candidato pensa ainda na elaboração de projectos de expansão e melhoria da rede de esgotos, massificar a plantação de árvores nas zonas periurbanas e de expansão de Mindelo e criar espaços verdes para lazer entre outros.
Em São Vicente, além de António Duarte, do PAICV, candidatam-se ao cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV oito.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar