São Vicente/Desporto: Receber etapa mundial de voleibol de praia dará mais créditos a Cabo Verde – ministro

Inicio | Desporto
São Vicente/Desporto: Receber etapa mundial de voleibol de praia dará mais créditos a Cabo Verde – ministro
11/12/25 - 06:30 pm

Mindelo, 11 Dez (Inforpress) – O ministro adjunto do Desporto e da Juventude admitiu que ao receber a etapa do circuito mundial de voleibol de praia, iniciado hoje, no Mindelo, Cabo Verde vai ter mais crédito a nível internacional.

Carlos Monteiro fez estas considerações na abertura do evento internacional (Volleyball World Beach Tour), que movimenta a partir de hoje, até domingo, 14, a praia da Laginha, com a participação de diversos países, incluindo Cabo Verde.

O governante destacou o “momento histórico” para os amantes da modalidade, em particular, para as pessoas que sonharam em ter uma etapa de circuito mundial.

“Este momento para o voleibol, no voleibol mundial, vai fazer com que Cabo Verde também passe para um outro nível, vamos passar, eu acredito, com esta organização, acredito que tudo vai correr bem até domingo, vamos passar a ter ainda mais crédito”, considerou Carlos Monteiro.

O evento que acontece no Mindelo é da categoria `Futures´, mas a intenção, segundo a mesma fonte, é já no próximo ano passar para a segunda categoria e ter mais sítios em Cabo Verde, Sal, Praia, Boa Vista, a receber etapas do tipo.

Um objectivo inserido no desenvolvimento que se quer dar ao voleibol de praia (beach volley, em inglês), e que passa pela construção de quadras nos liceus e escolas secundárias do país.

Neste conjunto, anunciou o ministro, já está pronta uma quadra no Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia, e se identificou outras escolas para se construir, entre estas, a Escola Secundária Augusto Pinto, em São Vicente, São Lourenço dos Órgãos, em Santiago, e o liceu de Coculi, em Santo Antão.

“Para que esse investimento tenha consequência e tenha seguimento, e possamos já nos próximos anos ter cada vez mais duplas cabo-verdianas em condições de competir a um alto nível, quando organizarmos essas etapas, e também sair lá fora e competir”, sustentou.

Como mentor do evento, Amílcar Graça, também conhecido por Micau d´Laginha, enalteceu também à imprensa o envolvimento de toda a equipa da organização, e da Federação Cabo-verdiana de Voleibol e Federação Internacional de Voleibol.

Hoje estão a acontecer os jogos de qualificação, que devem determinar as 32 duplas finalistas, 16 femininas e 16 masculinas,

Neste primeiro dia da competição, as cores cabo-verdianas, representadas por dez duplas, foram defendidas por duas duplas de atletas, uma feminina e outra masculina, mas as duas perderam neste primeiro embate, a feminina frente ao Senegal (2-1) e a masculina contra a Alemanha (2-0).

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar