UCID manifesta “profunda consternação” pelo falecimento do ex-diplomata José Filomeno Monteiro

Inicio | Política
UCID manifesta “profunda consternação” pelo falecimento do ex-diplomata José Filomeno Monteiro
09/12/25 - 11:12 am

Mindelo, 09 Dez (Inforpress) - A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) manifestou hoje sua “profunda consternação” pelo falecimento do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-diplomata José Filomeno Monteiro.

“Neste momento de luto, dor e grande pesar, a UCID expressa as suas mais sentidas condolências ao Governo, ao povo cabo-verdiano, bem como à família, amigos e colaboradores do ilustre desaparecido”, escreveu o partido augurando que o Governo e a família “encontrem conforto no legado de serviço, humanidade e dedicação que o José Filomeno deixa à Nação”.

A UCID lembrou que ao longo de mais de quatro décadas de serviço à Nação, José Filomeno desempenhou funções de “elevado relevo”, representando Cabo Verde “com exemplar dedicação e competência”.

“Serviu em Washington, DC, exerceu as funções de cônsul-geral em Hong Kong, foi embaixador de Cabo Verde junto da União Europeia e, mais recentemente, assumiu as pastas de ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e ministro das Comunidades”, recordou.

Para o partido, a morte do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-diplomata representa “uma perda irreparável” para Cabo Verde, país que sempre serviu com “lealdade e abnegado patriotismo”.

“Reconhecido pela sua competência, espírito humanista e profundo sentido de Estado, destacou-se como diplomata, político e cidadão exemplar, conquistando o respeito de colegas, de parceiros internacionais e de todos aqueles que tiveram a oportunidade de com ele conviver”, sintetizou a UCID.

CD/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar