Governador admite possibilidade de o Banco de Cabo Verde emitir moeda digital

Inicio | Economia
Governador admite possibilidade de o Banco de Cabo Verde emitir moeda digital
06/12/25 - 10:16 am

Mindelo, 06 Dez (Inforpress) – O governador do Banco de Cabo Verde (BCV) admitiu a possibilidade de emissão de uma moeda digital por parte do banco central, acompanhando a tendência internacional de inovação.

Óscar Santos falava ao presidir à abertura da conferência sobre “A evolução e a transformação do sector de pagamentos”, em São Vicente, realizada no âmbito das comemorações do 50.º aniversário da criação do BCV.

Segundo o governador, a moeda digital do banco central será um meio de pagamento em formato digital, em complemento do dinheiro físico, e a sua emissão poderá promover a digitalização do serviço financeiro, a inclusão financeira, a redução dos custos de transacções financeiras e potenciar a competitividade da economia.

Entretanto, explicou, trata-se de um processo que deve ser muito bem estudado para evitar recuos, tal como aconteceu em vários países que também criaram moedas digitais.

“Estes instrumentos, ou meios de pagamento com base em tecnologias, são, no entanto, complementares à moeda fiduciária, a qual se manterá como alicerce do sistema monetário, continuando a desempenhar um papel central na política monetária, na confiança pública e na preservação da soberania económica”, argumentou.

No decurso da conferência sobre a evolução e a transformação do sector de pagamentos, foi também lançada a moeda de 500 escudos comemorativa dos 50 anos do BCV.

Segundo Óscar Santos, a moeda comemorativa não celebra apenas o marco histórico da instituição, mas também serve como testemunho material da identidade nacional cabo-verdiana, incorporando símbolos de soberania, evolução económica e continuidade institucional.

Entre os vários marcos da trajectória do BCV, o governador destacou o papel desempenhado pelo banco na "modernização do sistema de pagamentos” cabo-verdiano, promovendo a "digitalização e a inclusão financeira", através de medidas que levaram à integração tecnológica das infra-estruturas de liquidação e compensação.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar