Porto Novo, 17 Nov (Inforpress) - O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, José Graça, promete “uma profunda mudança de paradigma” quanto à problemática do saneamento no município, caso seja eleito.
José Graça disse à Inforpress que as lixeiras a céu aberto, bem como o aterro sanitário, são “acções consideradas já ultrapassadas nos dias de hoje”, pelo que, a seu ver, “urge encontrar outras soluções alternativas para o tratamento e reciclagem do lixo “face às inúmeras implicações advenientes das alterações climáticas”.
O candidato da UCID à câmara do Porto Novo promete criar um sistema de recolha selectiva do lixo e incentivar a reciclagem.
“O lixo não reciclável deverá passar pelo processo de incineração em espaço adequado, construído para este fim. Deverá ser concebido projectos técnicos que incluirá mecanização das lixeiras e sua implementação prática”, explicou José Graça, prometendo ainda a criação de uma incineradora.
A incineradora, avançou, será concebida para aproveitar a energia do calor e será utilizada na produção de água potável, bem assim na produção de energia elétrica, podendo a água produzida ser distribuída aos equipamentos sociais.
Este projecto inclui ainda um aterro controlado das cinzas, resultantes de toda a operação do processo de incineração, adiantou o candidato da UCID, que anunciou ainda a instalação de uma estação de tratamento de águas residuais para depósito, tratamento e reciclagem dos esgotos para seu reaproveitamento.
José Graça promete ainda, caso seja eleito, a ligação de esgotos em todas as habitações de famílias carenciadas no concelho.
“Serão criados projectos específicos de ligação de esgotos em todas as habitações de famílias com dificuldades de recursos económicos e financeiros”, notou José Graça, lembrando que 17,2 por cento (%) das famílias no concelho do Porto Novo não têm acesso a uma casa de banho.
Uma outra aposta do candidato da UCID prende-se com a criação de redes de esgoto nas comunidades, prometendo ainda construir espaços adequados para abate de animais.
No município do Porto Novo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal José Graça (UCID), Aníbal Fonseca (MpD) e Elisa Pinheiro (PAICV).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar