Países parceiros da África Ocidental querem construir uma “nova agenda internacional” para as mudanças climáticas

Inicio | Ambiente
Países parceiros da África Ocidental querem construir uma “nova agenda internacional” para as mudanças climáticas
03/12/25 - 10:20 pm

Cidade da Praia, 03 Dez (Inforpress) – Os países parceiros da África Ocidental nas áreas das alterações climáticas, saúde e género, querem construir uma nova agenda para dar respostas resilientes nos diferentes sectores, após uma conferência Internacional encerrada hoje na Praia.

Em declarações à imprensa, no final dos trabalhos, o porta-voz dos países integrantes, Francisco Fernandes Tavares, que é presidente da VERDEFAM, disse que a reunião do comité de pilotagem, que abrange dez países da África Ocidental, serviu para planear e acelerar progressos nos vários sectores. 

“O objectivo é que as populações estejam mais preparadas para enfrentar as mudanças climáticas através da mobilização das pessoas e de recursos financeiros”, frisou.

As recomendações são para reforçar a cooperação, promover o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, mesmo em contexto de mudanças climáticas, para alinhar com as agendas internacionais e regionais, nomeadamente a agenda 20-30 e 20-63 da União Africana,disse. 

Segundo a mesma fonte, também prendem reforçar o combate  à violência baseada no género e igualdade, bem como garantir o acesso sustentável a todos os serviços de acesso reprodutivo na África Ocidental.

 

Acrescentou ainda que o objectivo passa por reforçar a resiliência climática, com foco nas comunidades vulneráveis, com respostas inclusivas e na inovação em políticas e práticas de adaptação às mudanças climáticas.

Organizações como a ONG internacional ENDA Santé, Morabi, a Verdefam, a Cruz Vermelha e CCS-SIDA do Luxemburgo são alguns dos parceiros envolvidos no projecto,  no âmbito do Programa Regional "FEVE IMPULSE", financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, que abrange dez países da África Ocidental, com visão partilhada e cooperação em vários sectores.

Cabo Verde integra a parceria com os outros países desde 2010 e na quinta-feira, 04 de Dezembro, será assinada e adoptada a “Declaração de Praia”, um documento que vai integrar e espelhar todas as grandes recomendações da conferência realizada na cidade da Praia. 

EL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar