São Domingos, 17 Nov (Inforpress) - O candidato do MPD à presidência da câmara de São Domingos, Hipólito Gonçalves, prometeu hoje, caso for eleito, transformar o município no "epicentro da actividade cultural” na ilha de Santiago.
O candidato que concorre pela primeira vez à câmara local adiantou que apostar no sector da cultura é "fundamental" para o desenvolvimento do município.
Ainda no âmbito da cultura, Hipólito Gonçalves, que esteve acompanhado do vice-primeiro, Olavo Correia, propõe também a criação do centro da arte e cultura, com o objectivo de valorizar os fazedores da cultura locais.
A nível da identidade cultural almeja construir uma estátua em homenagem ao músico e compositor Ano Nobu e edificar um museu museológico na casa do artista, em Lém Pereira.
No que se refere a área do desporto, o mesmo avançou que quer priorizar a criação de programas desportivas para desenvolver talentos na área do desporto, principalmente, o desporto do salão, futsal, andebol e basquetebol.
Compromete- se, igualmente, trabalhar para criar um pavilhão desportivo para acolher eventos desportivos nacionais e internacionais.
Acrescentou também a requalificação do campo da zona de Nora e construção de um estádio na freguesia da Nossa Senhora da Luz, como outras prioridades a nível do desporto.
Por outro lado, a cabeça de lista do MPD, que esteve de visita hoje ao centro da cidade e arredores, disse que, caso for eleito, vai apostar na requalificação urbana de todas as zonas do centro e arredores, para que a cidade fique "bem organizada e bonita" para atrair investimentos.
João Garido, Covão Ribeiro, Pinha, Figueira Branca, Cova Barro, Covão Engenho, Bubista e Neta Gomes, são as aldeias apontadas pelo candidato para requalificação.
Esta intervenção vai ser feita juntamente com o canal hidráulico na ribeira de João Garido que dá acesso à zona de Tchupana, sublinhou a mesma fonte.
Hipólito Gonçalves disse sentir-se "super-confiante" na vitória e avançou que por onde passa a população transmite-lhe esta confiança.
Em São Domingos concorrem ao cargo de presidente da câmara Hipólito Gonçalves (MpD) e Isaías Varela (PAICV).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) elegeu oito presidentes das câmaras.
DG/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar