
Assomada, 29 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina inaugurou hoje a requalificação do Polivalente Olívio Semedo, em Assomada, uma infra-estrutura que o presidente Armindo Freitas considera estruturante para a prática desportiva e a dinamização comunitária no centro do concelho.
Em declarações à imprensa, Armindo Freitas sublinhou que a intervenção agora concluída permitiu transformar o espaço, que se encontrava “há vários anos degradado a vários níveis”, numa “infra-estrutura moderna”.
A obra, cujo investimento ultrapassou os 10 mil contos, incluiu a colocação de um piso flutuante de última geração com certificação internacional, bem como a requalificação integral dos balneários, bancadas e fachadas.
O autarca garantiu que o novo piso foi seleccionado para “garantir condições competitivas e seguras” para diferentes modalidades, permitindo agora a prática de basquetebol, voleibol, futebol, futsal, ginástica, karaté e outras actividades físicas, servindo escolas, clubes e a população de todo o município.
O professor de karaté Manuel Gonçalves, presente na inauguração, realçou a qualidade da intervenção, afirmando que a requalificação “superou as expectativas”, e considerando este o “primeiro polivalente com estas características que vê em Cabo Verde”.
O presidente da câmara defendeu que o impacto da infra-estrutura “na promoção do desporto, na inclusão social e na ocupação saudável dos tempos livres é muito superior ao valor financeiro aplicado”, sublinhando que a obra reforça a competitividade de Santa Catarina na organização de eventos desportivos a nível regional e nacional.
O Polivalente Olívio Semedo insere-se numa estratégia municipal mais ampla de requalificação de infra-estruturas desportivas em todo o concelho.
Questionado sobre outros projectos, o autarca explicou que o Estádio Municipal exige um investimento elevado, o que “dificulta o avanço apenas com recursos da câmara”, mas garantiu que a autarquia está a trabalhar no projecto e na procura de parcerias público-privadas.
Relativamente ao Polidesportivo de Nhagar, Armindo Freitas lembrou que o concurso público foi lançado em 2024, a empresa executora já foi seleccionada e o processo aguarda o aval do Governo para o início dos trabalhos.
DV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar