Santo Antão: Município da Ribeira Grande recebe ambulância e autocarro de Torres Novas

Inicio | Cooperação
Santo Antão: Município da Ribeira Grande recebe ambulância e autocarro de Torres Novas
29/11/25 - 04:45 pm

Ribeira Grande, 29 Nov (Inforpress) – O município da Ribeira Grande, em Santo Antão, recebeu hoje uma ambulância e um autocarro para transporte escolar, numa oferta do município geminado de Torres Novas, Portugal, que visa reforçar os sectores da educação e saúde local.

No acto de entrega, realizado em frente à Câmara Municipal da Ribeira Grande, o presidente da autarquia, Armindo Luz, destacou a solidariedade e a amizade entre os dois municípios, referindo que o dia ficará "marcado na memória coletiva, fruto de uma amizade verdadeira, solidariedade sem fronteiras".

"Não recebemos apenas um autocarro e uma ambulância. Recebemos hoje um autocarro de 52 lugares, oferecido pela Rodoviária do Tejo. Ele representa mobilidade, igualdade de oportunidades e confiança no futuro", disse.

O autocarro destina-se a servir o Vale da Ribeira da Torre, garantindo que os estudantes cheguem diariamente à Escola Secundária Suzete Delgado com segurança, num investimento que representa "menos desigualdade e mais justiça social".

A ambulância e os equipamentos essenciais que a acompanham foram oferecidos pela Associação dos Bombeiros Voluntários Torrejanos e, segundo o edil ribeira-grandense, terão um papel crucial no reforço da capacidade da corporação de bombeiros local, apoiando igualmente a Delegacia de Saúde e o Hospital Regional João Morais.

Também presente na cerimónia, António Rodrigues, antigo presidente da câmara de Torres Novas, defendeu a continuidade da geminação iniciada há décadas, garantindo que "enquanto estiver vivo a geminação [...] vai continuar abrindo mais portas entre Torres Novas e Ribeira Grande".

O Grupo ETE esteve representado pelo seu vice-presidente, Jorge Maurício, que destacou a colaboração da empresa através do apoio técnico e suporte no transporte das viaturas de Portugal para o Porto Novo, em Santo Antão, salientando que "se trata de um investimento no capital humano da ilha sem que a distância seja uma barreira".

A cerimónia de entrega contou com a bênção do pároco local e com a actuação musical de um grupo de crianças da Escola José Lopes da Silva.

EL/CP

Inforpress/ Fim

Partilhar