
Cidade da Praia, 29 Nov (Inforpress) – O Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), na Praia, registou este ano um aumento de cerca de 200 doações em comparação com o mesmo período de 2024, revelou hoje a directora da unidade, Linette Fernandes.
A responsável da unidade de doações de sangue, reforçou que os números reflectem um sinal de maior adesão e consciencialização da população sobre a importância da doação voluntária.
Linette Fernandes fez este balanço à margem da campanha africana de recolha simultânea de sangue, promovida pela Sociedade Africana de Transfusão Sanguínea, que visa mobilizar países do continente a recolherem 10 mil bolsas de sangue no mesmo dia e hora.
Para Cabo Verde, a meta estabelecida nesta campanha é a recolha de 200 unidades, das quais 80 são destinadas ao Hospital Agostinho Neto.
Segundo Linette Fernandes, o início da campanha regista já “uma boa adesão”, com várias pessoas em processo de colheita e expectativa de alcançar o objectivo até ao final do dia.
“Estamos muito mais avançados em relação ao ano passado. Nesta mesma altura, já conseguimos contabilizar mais 200 doações. Mas, apesar do aumento, as necessidades também cresceram e continuamos muito aquém do número desejável de doadores voluntários”, afirmou.
A médica hematologista do HUAN destacou que o país enfrenta ainda o desafio de reduzir a dependência de doações por reposição, apelando ao engajamento contínuo da população na doação voluntária.
“Não existe outra forma de obter sangue. Só uma pessoa voluntariamente dirigindo-se aos Bancos de Sangue pode garantir esse bem precioso e único, fundamental para salvar vidas”, alertou.
Para garantir maior mobilização nesta campanha, o HUAN promoveu diversas acções, incluindo convites a empresas e instituições religiosas, conferências de imprensa, divulgação digital, distribuição de panfletos e um show informativo, realizado nasexta-feira.
Questionada sobre os esforços futuros, Linette Fernandes sublinhou que a meta futura é atingir um sistema de doação totalmente voluntário e regular, capaz de responder à crescente procura, dado que “sem sangue, muitos doentes correm risco de vida”.
A campanha decorre durante todo o dia de hoje, no espaço do Banco de Sangue do HUAN, sendo aberta a qualquer pessoa saudável com mais de 18 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
KA/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar