
Sal Rei, 26 Nov (Inforpress) – A campanha “Novembro Azul” na Boa Vista, promovida pela Câmara Municipal e pelo Núcleo local da Associação Cabo-Verdiana da Luta Contra o Cancro (ACLCC), superou a meta de atendimento e identificou 13 casos suspeitos de cancro da próstata.
Em balanço da actividade, o médico urologista Sidónio Monteiro, que coordenou os rastreios de 21 a 27 de Novembro, classificou a adesão à campanha na ilha como "boa", tendo sido atendidas cerca de 304 pessoas, ultrapassando o objectivo de 300.
“A mensagem que nós passamos é que quando o diagnóstico é feito a tempo, é praticamente curável”, afirmou Sidónio Monteiro, realçando que o cancro da próstata é a doença que “mais mata em Cabo Verde”.
O urologista confirmou a identificação de 13 casos suspeitos, que já foram encaminhados para seguimento e para a realização de biópsia para um diagnóstico definitivo, um trabalho que, segundo o mesmo, tem sido feito de forma “meritória” pelo Núcleo da Boa Vista, em articulação com o Hospital da Praia.
Por seu lado, a presidente do Núcleo da ACLCC na Boa Vista, Raquel Lima, manifestou-se "satisfeita" com o resultado, considerando o balanço da campanha como "positivo" e de "missão cumprida", já que as metas foram atingidas e a mensagem passada.
Raquel Lima fez questão de agradecer a todos os parceiros que tornaram a campanha possível, cobrindo os custos de viagens, alojamento e alimentação da equipa de saúde, adiantando que a meta para os próximos anos é dar continuidade a esta iniciativa que considerou crucial para a saúde masculina.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar