
Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) - O ministro da Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, explicou hoje que a transferência do Fórum Nacional da Juventude 2025 para a Praia resultou da ocupação turística na Boa Vista, impossibilitando alojamento para os participantes.
Carlos Monteiro, que falava à Inforpress durante o segundo dia do Fórum Nacional da Juventude, esclareceu que todos os alojamentos, desde resorts a pequenos hotéis, estão completamente cheios, incluindo unidades de arrendamento temporário através de plataformas como “Airbnb”.
Monteiro sublinhou que mesmo com o valor entregue aos jovens para cobrir estadias seria impossível assegurar que encontrassem alojamento.
“Não podíamos deixar os jovens chegar ao aeroporto da Boa Vista e não encontrar sítio para ficar (…) é uma realidade da ilha, neste momento está completamente cheia”, declarou.
O governante esclareceu que a decisão não teve qualquer ligação à centralização na Praia e rejeitou críticas nesse sentido.
Recordou que fóruns nacionais e regionais já foram realizados em Ribeira Brava de São Nicolau, Tarrafal de São Nicolau, Ribeira Grande de Santo Antão, Porto Novo, Brava e São Filipe do Fogo, mostrando que o evento percorreu várias ilhas.
Carlos Monteiro anunciou ainda que entre Fevereiro e Março do próximo ano, o Governo realizará na Boa Vista um grande evento nacional com jovens de todos os municípios e da diáspora.
Enfatizou que já decorrem contactos com empresários e unidades hoteleiras para assegurar alojamento adequado com antecedência.
Sobre os jovens inicialmente selecionadas na Boa Vista para participar no fórum, o ministro admitiu que nem todos conseguiram deslocar-se à Praia.
O governante elucidou que razões profissionais, familiares e logísticas impediram a vinda de parte do grupo e apontou que essas situações serão consideradas no encontro previsto para o primeiro trimestre de 2026, que terá lugar na ilha.
“É pena não poderem estar cá, mas de certeza vão poder estar no evento a realizar-se na Boa Vista”, concluiu.
O Fórum Nacional da Juventude 2025 termina hoje após dois dias de debates, visitas e actividades dinamizadas por jovens de todos os municípios do país.
KF/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar