Boa Vista: ICCA celebra convenção sobre os Direitos da Criança com sensibilização sobre as mudanças climáticas

Inicio | Ambiente
Boa Vista: ICCA celebra convenção sobre os Direitos da Criança com sensibilização sobre as mudanças climáticas
20/11/25 - 11:57 pm

Sal Rei, 20 Nov (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Boa Vista comemorou o 26º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança com um debate sobre a Proteção da Criança em contexto de Mudanças Climáticas.

O evento, que incluiu uma actividade de sensibilização, realizada em parceria com entidades locais e actvistas ambientais, foi realizado na Escola Secundária da Boa Vista.

Reunindo alunos, com oradores da Câmara Municipal da Boa Vista, do Ministério da Agricultura e do Ambiente, e do projeto Desplastificar Boa Vista, o encontro teve como lema “Proteção das Crianças em contexto de mudanças climáticas”, reforçando a ideia de que as crianças e os adolescentes são os principais agentes na mitigação dos riscos e na construção de um ambiente mais saudável e seguro.

Simone Lima, técnica e psicóloga do ICCA na Boa Vista, sublinhou a pertinência do tema, especialmente após os recentes desastres naturais em outras ilhas do país, que causaram estragos e perdas de vidas humanas.

"É necessário, cada vez mais, consciencializar crianças e adolescentes sobre essas mudanças que podem afectar tanto a sua vida, a sua educação, a sua saúde, como também o seu processo de desenvolvimento," afirmou Simone Lima.

O painel de oradores ('Castrejos de Oradores') incluiu o vereador da Câmara Municipal para a área de Saneamento e o representante do projeto “Desplastificar Boa Vista”, Carlos Morais, enfatizando a abordagem interinstitucional necessária para o tema.

A aluna Andreia Rodrigues, que esteve presente no evento, afirmou ter saído mais consciente do impacto que a forma como se lida com o lixo tem sobre o ambiente.

Andreia Rodrigues a apresentou duas ideias de possíveis iniciativas de consciencialização e a ação local como uma parceria entre a Desplastificar Boa com hotéis para melhorar a divisão e recolha dos resíduos plásticos.

E um concurso "Zona Mais Verde", para criar uma competição entre zonas de plantação de árvores e plantas, ajudando a diminuir a produção de dióxido de carbono e a aumentar o oxigénio e combater a poluição,  que é um dos fatores de risco climático na ilha.

Carlos Morais, do projeto “Desplastificar Boa Vista”, elogiou a participação dos alunos, considerando que o envolvimento dos jovens é a forma mais rápida de atingir os objetivos de sustentabilidade.

O responsável confirmou que o projeto, focado na gestão eficiente dos resíduos plásticos, tem como objetivo estratégico o alargamento das parcerias para abranger a cadeia hoteleira, restaurantes e todo o ciclo turístico, reconhecendo o peso deste sector na produção de resíduos.

MGL/JMV

Inforpress/Fim.

Partilhar