
Mindelo, 19 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, destacou hoje o UNICEF como parceiro fundamental na implementação de projectos voltados para a infância em Cabo Verde.
Lídia Lima falava na cerimónia de entrega de uma viatura à delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), em São Vicente, oferecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A viatura irá reforçar o transporte de crianças e apoiar as actividades do Instituto, depois de duas viaturas terem sido destruídas pela passagem da tempestade Erin.
Segundo a governante, o UNICEF é um parceiro exemplar que tem financiado grandes projectos ao Governo, sobretudo na área da infância e de intervenção comunitária, com “grandes ganhos”, bem como para a reabilitação das estruturas do ICCA e implementação das suas actividades, criação de instrumentos de gestão e contratação de técnicos, entre outros.
Lídia Lima sublinhou que o gesto melhora a segurança e dignidade no transporte das crianças e anunciou que estão previstas novas aquisições de viaturas para as instalações do ICCA em Santo Antão e na Boa Vista.
“É um gesto simbólico, de extrema importância, porque vai melhorar as condições de transporte das crianças. As outras viaturas já não estavam em boas condições de funcionamento e agora esta viatura traz mais dignidade e melhores condições de segurança”, afirmou.
Para o vereador do pelouro social da Câmara Municipal de São Vicente, Rodrigo Rendall, o acto é o reafirmar de um protocolo importante entre instituições de mãos dadas que lutam todos os dias para que as crianças possam ter qualidade de vida, um lugar adequado para estar, carinho e amor.
“Nós estamos a falar de crianças de famílias vulneráveis e que merecem o apoio de todos”, reforçou.
O representante do UNICEF em Cabo Verde, David Matern, disse que “a entrega da viatura nas vésperas da celebração do Dia Mundial da Criança o enche de orgulho e representa um compromisso renovado com o bem-estar das crianças e dos adolescentes do País, e de São Vicente, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade”.
Segundo a responsável do ICCA em São Vicente, Diva Gomes, com a passagem da tempestade Erin, além de outros estragos, a instituição teve duas viaturas destruídas, comprometendo a capacidade de fazer o transporte das crianças, visitas, participações em eventos educativos e outras acções viradas para crianças e adolescentes.
Por isso, considerou que a entrega da viatura representa o compromisso com a protecção da infância e o reconhecimento do trabalho e missão do ICCA.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar