
Sal Rei, 11 Nov (Inforpress) – A Associação para Defesa do Consumidor (Adeco) e a Polícia Judiciária (PJ) na Boa Vista alertaram hoje os consumidores do Rabil sobre os esquemas de burlas e fraudes mais comuns e incentivaram a formalização das queixas.
A conversa aberta "O Consumidor e a Burla!", realizada na localidade do Rabil, no Centro de Idosos, serviu para abordar o aumento dos crimes que utilizam plataformas digitais e redes sociais, como as burlas românticas, fraudes de encomendas, agendamento de vistos, e a criação de perfis falsos para solicitar dinheiro.
A representante da Adeco na Boa Vista, Suely Francês, destacou que essa parceria com a PJ tem como objetivo brindar ao consumidor informações para que este possa "saber de que maneira ele se defende" face a propostas enganosas.
Apesar da baixa adesão, a associação tem a intenção de levar a conversa aberta a outras comunidades da ilha, realçando que o propósito é multiplicar a sensibilização e literacia.
Uma das participantes, Ermelinda Lima, destacou a importância do evento, afirmando que obteve "mais clareza de coisas que não sabia" e que agora sabe como se prevenir e onde recorrer em caso de burla e que também já pode passar essas informações a outras pessoas.
Suely Francês aproveitou ainda para apelar aos consumidores para se tornarem sócios, referindo que o número de sócios na ilha é reduzido, e que muitas reclamações são feitas apenas verbalmente, afirmando que “o consumidor é protegido e tem mais força” quando faz “reclamação oficial".
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar