Brava: Utentes satisfeitos com consultas de especialidades pedem mais iniciativas

Inicio | Sociedade
Brava: Utentes satisfeitos com consultas de especialidades pedem mais iniciativas
05/11/25 - 07:18 pm

Nova Sintra, 05 Nov (Inforpress)- Os utentes da Ilha Brava manifestaram-se hoje “grande satisfação” com o atendimento de médicos especialistas que está a decorrer no município, destacando a importância da iniciativa para melhorar o acesso aos cuidados de saúde.

Hoje, a Inforpress constatou que, no hospital onde estão a decorrer as consultas médicas, enquadradas no Project Health CV, dezenas de pessoas estavam a aguardar o atendimento, sendo que alguns nem conseguiram fazer a marcação

Em declarações à Inforpress, a utente Laura Borges considerou a iniciativa “louvável”, tendo em conta que na ilha não existem médicos especialistas e o acesso a uma consulta de especialidade geralmente só é possível na vizinha ilha do Fogo ou na cidade da Praia.

“Estamos felizes com o feito, mas penso que se fosse para mais tempo todos poderiam fazer as suas consultas sem se deslocar para as outras ilhas, pois algumas pessoas não conseguiram a marcação e isso é lamentável”, lamentou.

Conforme disse a mesma fonte, a população está muito contente com a equipa que veio de longe para realizar consultas de especialidades no município.

Por sua vez, o paciente João Monteiro, que também partilha da mesma opinião, frisou que a consulta é uma grande oportunidade para as pessoas da ilha, visto que estão a realizar atendimento de cardiologia, clínica geral, oftalmologia, entre outras especialidades.

“Nesta ilha sentimos a necessidade de ter especialistas para nos atender, o ministério tem de ver a situação da Brava e intervir mais intensamente na área de saúde na região”, concluiu.

A 25.ª missão médica do Project Health CV arrancou esta segunda-feira na ilha, com diferentes especialistas, sendo que as consultas irão decorrer até ao próximo sábado,08.

Com mais de duas dezenas de missões realizadas em Cabo Verde, o Project Health CV continua a consolidar-se como uma das principais iniciativas de cooperação médica no país, levando atendimento especializado e formação técnica a várias ilhas do arquipélago.

DM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar