
Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) – A selecção cabo-verdiana de baseball5 começa hoje a disputar na Tanzânia a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) visando a qualificação ao Mundial da categoria que será realizado na Itália em 2026.
Segundo avançou a Inforpress o presidente da Federação cabo-verdiana de Basebal55, Luis Nunes, a selecção cabo-verdiana chegou a Tanzânia no domingo, 02, depois de escalas técnicas no Senegal, Togo e Etiópia.
Orientado pelo seleccionador Francisco Romero, o colectivo cabo-verdiano é constituído pelos jogadores Victor Hugo Pinto (Fogo), Barradas António (CT Praia), Arlindo Varela (Safende), Jorge Tadeu (Tarrafal, Santiago), Suzana Barros (São Filipe, Praia), Ivanessa Baine (Boa Vista), Dinalda (Tarrafal, santiago) e Darnele Garcia (ASA, Praia).
À luz do regulamento desta prova da Tanzânia, que decorre de 05 a 08 do corrente, dois países avançam directamente para o Mundial, restando ainda outras duas vagas que aguardam pelo “wild-card” (convite),
A selecção crioula ganhou o passaporte para esta fase final do CAN, após as eliminatórias realizadas em Maio último, prova na qual perdeu a final para Tunísia, conseguindo, entretanto, a qualificação para o continente africano, juntamente com dois representantes da Zona Sul (Zâmbia e África do Sul) e Zona Leste (Uganda e Quénia).
A Selecção Nacional de Baseball 5, segundo o presidente da federação da modalidade, encontra-se entre as 10 melhores de África e entre as 40 melhores do mundo, à frente de países com mais tradição na modalidade, como os Estados Unidos e Senegal.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar