Assomada, 16 Nov (Inforpress) – A candidata da UCID à presidência da câmara de Santa Catarina expressou hoje a sua preocupação com a juventude das localidades de Serra Malagueta, Fundura, Achada Ponta e Figueira das Naus, “que se encontram esquecidas”, e apresentou soluções.
Adalgisa Monteiro, que encabeça a lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), dedicou o dia de hoje a visita a essas localidades e apresentou uma série de propostas voltadas para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida para essas comunidades.
“É evidente que a juventude destas localidades precisa de um olhar diferente e profundo. Se não forem implementadas soluções concretas, continuaremos a ver os nossos jovens desmotivados e sem perspectivas”, afirmou a candidata, reforçando que a sua candidatura está preparada para trazer soluções “inovadoras e eficazes”.
Adalgisa Monteiro também ressaltou a necessidade de criar um jardim infantil, evitando que crianças enfrentem longas distâncias para ter acesso aos serviços educacionais, e a implementação de um transporte escolar adequado.
Uma das inovações propostas pela candidata é a criação de uma “praça digital”, que facilitaria o acesso dos jovens às mesmas oportunidades que existem nos centros urbanos, contribuindo para reduzir a desigualdade entre áreas rurais e urbanas.
“Precisamos garantir que nossos jovens tenham acesso às ferramentas necessárias para se desenvolverem e se capacitarem. Hoje em dia, muitos deles não encontram alternativas e, infelizmente, a taxa de desemprego é alarmante”, lamentou.
Além das propostas voltadas para a juventude, a candidata também destacou a importância do apoio a mães e mulheres chefes de família.
Referente à localidade de Figueira das Naus, Adalgisa Monteiro comprometeu-se a trabalhar pela melhoria das acessibilidades e pela oferta de serviços de saúde em melhores condições, além de garantir acesso à água potável.
“Estamos a poucos dias da vitória, que será celebrada no dia 01 de Dezembro, e prontos para trabalhar lado a lado com as comunidades”, concluiu a candidata.
No município de Santa Catarina concorrem ao cargo para presidente da câmara, Jacinto Horta (MpD), Armindo Freitas (PAICV), Adalgisa Monteiro (UCID), Félix Cardoso (S-SAT).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar