
Espargos, 29 Out (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes concluiu uma missão de trabalho em Dubai, onde participou no Fórum de Investimento em Turismo EAU–África, realizado no âmbito da Future Hospitality Summit (FHS).
Presidido pelo ministro da Economia e do Turismo dos Africa Tourism Investment Summit (EAU), Abdulla Bin Touq Al Marri, o encontro reuniu ministros africanos, líderes empresariais e representantes de instituições internacionais para promover parcerias estratégicas e dinamizar o investimento no turismo africano.
Conforme nota do Governo, o sector está em “plena expansão” no continente, com 577 hotéis e resorts em desenvolvimento e um crescimento de 13,3% em capacidade hoteleira, superando a média global.
Durante o painel ministerial, subordinado ao tema “Colocar o turismo no centro da agenda de crescimento”, o ministro José Luís Sá Nogueira apresentou as principais políticas públicas para o sector do turismo em Cabo Verde.
Salientou o “impacto positivo” dos investimentos financiados pela taxa de contribuição turística, com benefícios diretos para as comunidades locais.
Destacou ainda a relação de confiança e cooperação entre o Estado e o setor privado, “ancorada na previsibilidade, estabilidade política e segurança jurídica do arquipélago”, bem como o “esforço do Governo” na diversificação do turismo, na desconcentração territorial e na promoção de Cabo Verde como “um destino sustentável e competitivo”.
Cabo Verde foi “amplamente elogiado como exemplo de boas práticas” pelo diretor regional do IFC e pela secretária-geral eleita da UN Tourism, Shaikha Nasser Al Nowais, lê-se na nota, pelas iniciativas adotadas na promoção da sustentabilidade e resiliência do setor.
À margem do fórum, o ministro reuniu-se com a secretária-geral eleita da UN Tourism, tendo Sá Nogueira apresentado a Estratégia Nacional de Turismo, focada na melhoria da conectividade aérea, na formação de recursos humanos e na diversificação da oferta turística e dos mercados emissores.
O governante solicitou o engajamento da nova liderança da UN Tourism para apoiar um pequeno Estado insular nos seus desafios de competitividade internacional.
A missão incluiu ainda a participação no Sustainable Destinations Forum 2025 e uma audiência coletiva com o Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente dos EAU e primeiro-ministro em exercício do Dubai.
A agenda terminou com um encontro de trabalho com o ministro da Economia e Turismo dos EAU e uma visita aos pavilhões da FHS, que permitiu o contacto com algumas das marcas mais prestigiadas da hotelaria mundial, reforçando a rede de parcerias estratégicas de Cabo Verde no sector.
NA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar