ISCJS celebra 19 anos com taxa de empregabilidade acima de 90% e alerta para urgência de financiamento do Ensino Superior

Inicio | Sociedade
ISCJS celebra 19 anos com taxa de empregabilidade acima de 90% e alerta para urgência de financiamento do Ensino Superior
20/10/25 - 01:30 pm

Cidade da Praia, 20 Out (Inforpress) – A presidente do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS) destacou hoje na Praia, a empregabilidade acima dos 90% e alertou para a urgência de políticas de financiamento claras para o Ensino Superior, incluindo o sector privado.

Yara Miranda fez estas declarações à imprensa, à margem do acto de celebração do 19.º Aniversário do ISCJS, assinalado a 20 de Outubro.

“Os cursos do instituto são aqueles onde, efectivamente, a taxa de empregabilidade é muito alta, ultrapassa os 90 por cento (%)”, vincou a responsável.

De acordo com Yara Miranda, no caso do curso de Direito, a quase totalidade dos diplomados ingressa no mercado de trabalho logo após a conclusão da formação, abrangendo não só áreas tradicionais como advocacia, magistratura, registos e notariado, mas também outras ligadas à justiça, administração pública, segurança e relações internacionais.

A presidente do ISCJS sublinhou ainda que os estudantes do instituto se têm destacado em concursos públicos para magistratura judicial e do Ministério Público, registos e notariado, polícia judiciária e polícia nacional.

Destacou ainda o estágio da Ordem dos Advogados, no qual os cinco melhores estagiários, com médias entre 17 e 18 valores, são formados pelo ISCJS.

Apesar dos resultados, a presidente alertou para os “desafios gigantescos” que o Ensino Superior enfrenta, nomeadamente ao nível do financiamento e da diminuição do número de alunos.

Para garantir a sustentabilidade e a qualidade do sistema, considerou “importantíssima a reforma do quadro legal do Ensino Superior já anunciada pelo Governo” e defendeu “a necessidade gritante de ter políticas de financiamento, abrangendo inclusive os privados, quer para o ensino, quer para a ciência e a investigação”.

“Todos temos de trabalhar, públicos, privados e autoridades, para montar um sistema que beneficie o país e os cidadãos”, frisou Yara Miranda.

Como resposta aos desafios, o ISCJS está a apostar nas novas tecnologias, oferecendo formação à distância e em regime híbrido para reforçar a sua presença nacional e internacional, permitindo o acesso a estudantes de outras ilhas e da diáspora.

O instituto pretende ainda adaptar a sua oferta e desenvolver programas de capacitação e especialização em parceria com câmaras municipais e outras entidades.

A presidente do ISCJS recordou que o instituto iniciou a sua actividade em 2006, tendo já formado cerca de mil graduados em áreas como Direito, Serviço Social, Relações Internacionais, Criminologia e Segurança Pública, Ciência Política e Administração Pública, Economia e Ciências Empresariais, além de centenas de pós-graduados e mestres.

Por seu lado, o ministro da Educação, Amadeu Cruz, reforçou o compromisso com o ensino superior, nomeadamente através de contratos de programas e do aumento de bolsas de estudo, que passaram de cerca de 700 em 2016 para aproximadamente 1.200 actualmente, com previsão de mais 500 a 600 para o ano lectivo 2025-2026.

Amadeu Cruz recordou que está em curso a revisão da legislação base do ensino superior e a conceptualização de um novo modelo de financiamento, mais justo, inclusivo e sustentável, que combine propinas ajustadas ao rendimento familiar com bolsas direcionadas aos alunos mais carenciados e talentosos.

O ministro assegurou ainda investimento contínuo na formação de professores e investigadores, na modernização de laboratórios e na criação de residências universitárias.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar