Porto Novo, 04 Out (Inforpress) – A aquisição de 200 contentores e cinco carrinhas de recolha do lixo e construção de casas de banho são alguns dos investimentos em carteira pela Câmara Municipal do Porto Novo para reforçar o saneamento neste município.
Estes investimentos constam do plano de actividades da edilidade porto-novense para 2026 a que a Inforpress teve acesso, no âmbito do qual a câmara municipal espera ainda reabilitar os cemitérios e melhorar a lixeira municipal.
A Câmara Municipal do Porto Novo disse ter encontrado “uma situação de pré-rotura” no município do Porto Novo em termos de recolha e gestão dos resíduos sólidos e admite, no futuro, adquirir mais um camião de recolha de lixo.
O município do Porto Novo dispõe apenas de um carro de lixo.
Em 2026, as autoridades municipais prometem apostar ainda num plano de gestão integrada dos resíduos sólidos.
Um total de 75 casas de banho vão ser construídas, sendo 50 nas zonas rurais, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), e 25 na cidade do Porto Novo, no quadro do Fundo do Ambiente.
A autarquia entende que o saneamento representa ainda “uma questão bicuda” no município do Porto Novo, onde as comunidades rurais têm estado a reclamar das condições de recolha do lixo, como é o caso do Planalto Norte, de Alto Mira e Chã de Norte.
A Inforpress soube que os moradores têm estado a pedir criação de pequenos aterros nas principais comunidades do município.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar