Praia, 03 Out (Inforpress) – O ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação anunciou hoje que as obras de construção de habitações sociais em Achada Limpo e na zona K estarão concluídas até Fevereiro de 2026, um total de 450 habitações.
Victor Coutinho falava à imprensa após uma visita de terreno efectuada às habitações sociais em Achada Limpo, na cidade da Praia, com o objectivo de acompanhar o estado de execução das obras, bem como as intervenções desenvolvidas no âmbito do Programa de Reabilitação de Habitações Praia (PRH).
A visita, segundo o governante, enquadra-se ainda no âmbito do Dia Mundial do Habitat, que se assinala na próxima segunda-feira, 06 de Outubro.
Nesta zona, avançou, estão projectadas 45 habitações, cuja conclusão está prevista para Dezembro, enquanto que na zona K, próximo à Universidade de Cabo Verde (UNICV), encontram-se em curso mais de 400 unidades habitacionais, sendo que dois blocos serão entregues até ao final deste ano e o último bloco em Fevereiro de 2026.
Além da política de construção de habitação nova, Victor Coutinho disse que há, igualmente, a reabilitação de casas, que é o programa de regeneração urbana, com reabilitação das casas que estão em estado de degradação e que inspiram cuidados.
“Temos em curso, neste momento, cerca de 500 construções aqui na cidade da Praia, financiadas com o Banco Mundial”, assegurou, asseverando que o projecto de construção de habitação nova é nacional, com excepção da ilha do Maio que, neste momento, não tem demanda expressiva.
No plano nacional, Victor Coutinho revelou que estão em execução cerca de 1.400 habitações, em todas as ilhas do país.
Relativamente ao “deficit” habitacional, recordou que um estudo realizado em 1999 apontava para mais de 50 mil casas em “deficit” qualitativo e 15 mil em “deficit” quantitativo.
A fim de actualizar os dados, avançou que vai ser lançado um novo estudo do perfil urbano, em parceria com instituições do Brasil, a ONU Habitat e a Direcção-Geral de Habitação.
Victor Coutinho reafirmou o compromisso do Governo em garantir habitação digna e sustentável em todo o país, realçando que, através do Cadastro Social Único, foram identificadas as famílias.
De acordo com este governante, o Cadastro consolida todas as informações necessárias para saber o perfil ou conhecer os membros da família.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar