
Porto Inglês, 03 Out (Inforpress) – O presidente do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Jair Fernandes, reconheceu hoje que a ilha do Maio necessita de uma atenção especial para potenciar as suas ofertas turísticas e consolidar-se como destino competitivo no arquipélago.
Em declarações à imprensa no âmbito da apresentação do decreto-lei do alojamento complementar, aquele responsável destacou que o Maio dispõe de “um grande potencial”, com possibilidade de desenvolver vários segmentos turísticos, mas sublinhou que há ainda desafios a ultrapassar.
“Tivemos um excelente encontro com os operadores. Foram apontadas questões ligadas aos transportes, que já estão a ser regularizados, e também à fiscalização, sobretudo devido à concorrência desleal no sector do turismo, seja no alojamento, transferes ou outros nichos de negócios”, afirmou.
Segundo Jair Fernandes, os operadores mostraram-se satisfeitos com a presença da equipa do ITCV na ilha e esperançosos com o plano de acção apresentado.
Nesse sentido, anunciou que, nas próximas duas semanas, será destacada uma equipa técnica ao Maio para realizar um levantamento exaustivo e preparar acções de formação, em articulação com os operadores locais e com a Fundação Maio Biodiversidade, com quem o Instituto pretende assinar um protocolo de cooperação.
“Ficou evidente que todos estão conscientes do contexto e esperançosos quanto ao futuro, porque há aqui um potencial que terá impacto nos investimentos, nos negócios e, principalmente, em toda a comunidade”, acrescentou.
O presidente do ITCV assegurou ainda que o balanço dos encontros foi “positivo”, reforçando o compromisso do Instituto em trabalhar em parceria com a Câmara Municipal do Maio, organizações não-governamentais, entidades públicas locais e, sobretudo, com os operadores turísticos.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar