Boa Vista: Morador de Rotchinha denuncia obstrução de acesso à habitação causada por obras camarárias

Inicio | Ambiente
Boa Vista: Morador de Rotchinha denuncia obstrução de acesso à habitação causada por obras camarárias
02/10/25 - 10:14 pm

Sal Rei, 02 Set (Inforpress) – Um morador da zona de Rotchinha, em Sal Rei, denunciou hoje a situação de inundação e insalubridade que impede o acesso à sua habitação, alegando que trabalhos da Câmara Municipal para o festival causaram o problema.

Em declarações à imprensa, o morador Ronaldo Silva afirmou que a água estagnada surgiu com o início dos trabalhos de preparação para o festival de Praia da Cruz, sob a alçada da câmara municipal.

Segundo contou, a autarquia desentupiu uma saída de água em frente da Marine Club, mas uma outra que dá para as salinas continuou entupida, e essa “barreira” fez com que toda essa água se acumulasse no lugar.

O morador disse que desde o dia 12 de Agosto que não consegue entrar em casa sem tirar os sapatos porque a água está muito alta, alegando que não se trata apenas de água da chuva, mas também do que ele chama “ribeira” de Rotcha, que se acumula no local, agravada ainda por um acúmulo de lixo que foi feito no local.

Segundo o morador, a interrupção do abastecimento de água potável à zona obrigou-lhe a improvisos para driblar a situação.

Ronaldo Silva conta que reside na zona há seis anos, sem nunca ter passado por tal problema, e agora está preocupado com a possibilidade de as chuvas virem  agravar a situação.

O morador assegurou ter contactado a Câmara Municipal da Boa Vista por duas ou três vezes, tanto após a intervenção nas obras como após as chuvas mais intensas registadas no passado dia 14 de Agosto, mas lamentou que a autarquia não tenha dado qualquer resposta aos moradores desesperados com o mau tempo.

Ronaldo Silva apela publicamente à intervenção imediata da Câmara Municipal da Boa Vista para resolver a obstrução da drenagem pluvial e garantir o acesso e a salubridade na zona de Rotchinha.

Contactado pela Inforpress para obter um esclarecimento sobre o assunto, a autarquia prometeu um pronunciar-se posteriormente.

MGL/JMV

Inforpress/fim

Partilhar