
Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) - A primeira-dama, Débora Katísa Carvalho, enalteceu hoje, na cidade da Praia, a solidariedade internacional, durante a entrega das matérias hospitalares pela Fundação Benfica, enquadrada na campanha solidária lançada após as chuvas devastadoras de Agosto.
Em declarações à imprensa, Débora Carvalho sublinhou que a adesão da Fundação Benfica confirma o valor e a credibilidade de Cabo Verde no plano internacional.
“Nós, muitas vezes, perdemos a noção do nosso valor enquanto país, mas os cabo-verdianos são muito valorizados a nível internacional”, afirmou.
Realçou que a campanha mobilizou a diáspora e várias instituições, em Cabo Verde e fora do país.
“Nós ficamos gratos à Fundação Benfica por ter respondido positivamente. Não é a primeira vez que isso acontece e é motivo de orgulho para todos os cabo-verdianos”, salientou, lembrando que o processo de construção será longo e deve dar atenção especial às mulheres chefes de família e às crianças, que segundo disse, representam o rosto mais visível da pobreza no país.
O presidente da Fundação Benfica, Carlos Moia, por sua vez, revelou que o donativo é composto por 52 paletes distribuídas em três contentores, incluindo medicamentos, luvas, batas e seringas.
Ressaltou o apoio do Hospital da Luz e TAP na concretização da ajuda humanitária.
“Esta foi a ajuda humanitária, mas a parte solidária é muito mais importante”, destacou, garantindo que a presença da fundação em Cabo Verde terá continuidade.
Já a directora nacional da saúde por substituição, Yorleydis Rosabal, frisou que os materiais vão permitir dar resposta imediata às populações mais afectadas.
“Recebemos este donativo com muita gratidão. É um grande gesto humanitário para a situação que estamos ainda a vivenciar desde 11 de Agosto”, declarou.
Rosabal acrescentou que a doação é “imensurável” e que vai reforçar a capacidade dos serviços de saúde em São Vicente, Santo Antão, e São Nicolau, as mais afectadas pelas intempéries.
KF/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar