Assomada, 15 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina prometeu hoje um desenvolvimento sustentável e valorização da comunidade de Rincão com foco na melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Jacinto Horta pediu o voto de confiança dessa comunidade piscatória, explicando que a vitória do MpD no dia 01 de Dezembro será essencial para dar continuidade ao desenvolvimento de Rincão.
Entre as promessas de melhorias, estão previstas obras de reabilitação de habitações, a requalificação ambiental através do calcetamento e arruamento, além de iniciativas para atrair e incentivar o turismo.
Um dos principais focos da governação, segundo o cabeça de lista, será a revitalização da zona balnear, com a construção de muros de protecção para resguardar as casas da erosão costeira, mas também a criação de uma marina, visando não apenas a atracção de turistas, como também garantir melhores condições de vida e renda para os moradores da localidade.
Em apoio à comunidade pesqueira, Jacinto Horta comprometeu-se a priorizar a formação para pescadores e peixeiras, além de investimentos em embarcações de médio porte para ampliar a capacidade de captura, assim como a requalificação da casa dos pescadores, com o intuito de preservar o pescado e garantir a segurança alimentar.
Além disso, as mulheres de Rincão, conforme avançou o candidato, terão um "papel central" nas iniciativas do partido, realçando que será criada uma cooperativa de peixeiras para capacitá-las, para que possam gerar renda a partir do desenvolvimento das suas actividades.
“O objectivo é proporcionar condições que possibilitem a educação dos filhos, o acesso a cuidados de saúde e a conquista de uma habitação digna, promovendo assim uma vida com mais qualidade e dignidade”, realçou.
Jacinto Horta reiterou que o seu compromisso é com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades, destacando que toda a luta é em prol de um futuro melhor para Rincão e seus habitantes.
No município de Santa Catarina de Santiago concorrem ao cargo para presidente da Câmara Municipal, Jacinto Horta (MpD), Armindo Freitas (PAICV), Adelgisa Monteiro (UCID), Félix Cardoso (S-SAT).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar