Embaixada dos EUA dota Polícia Nacional de equipamentos informáticos de apoio a gestão automatizada de risco de viajantes

Inicio | Cooperação
Embaixada dos EUA dota Polícia Nacional de equipamentos informáticos de apoio a gestão automatizada de risco de viajantes
26/09/25 - 01:30 pm

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) – A Embaixada dos EUA em Cabo Verde entregou hoje à Polícia Nacional equipamentos informáticos que visam dar suporte à implementação da plataforma automatizada de análise e gestão de risco de viajantes.

O acto de entrega aconteceu nas instalações da Direcção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF), na cidade da Praia, e contou com a presença da embaixadora dos EUA, Jennifer Adams, e do ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

Na sua intervenção a diplomata enalteceu o compromisso de Cabo Verde com o fortalecimento de segurança fronteiriça, afirmando que constitui uma contribuição relevante para a segurança e para a estabilidade da região.

“O sistema ATS-G acrescenta uma camada adicional de proteção, contribuindo para apoiar a manter os nossos países seguros contra aqueles que pretendem nos causar danos”, afirmou.

Segundo Jennifer Adams, a plataforma (ATSG, designação em inglês) é uma ferramenta poderosa que permite acesso aos bancos de dados da alfândega e proteção de fronteiras dos Estados Unidos, da qual as autoridades cabo-verdianas poderão partilhar informações e metodologias de forma eletrônica.

“Permitirá que Cabo Verde tome decisões mais informadas e, quando necessário, exigirá triagem adicional de passageiros antes mesmo da chegada de voos ao país”, disse, acrescentando que com este sistema o arquipélago poderá também consultar base de dados de passageiros junto da Interpol, que reúne mais de 40 milhões de registos de documentos de viagem roubados ou extraviados.

Conforme a embaixadora, por meio desta parceria, Cabo Verde beneficiará não apenas do hardware, que inclui 24 estações de trabalho e servidores avaliados em 250 mil dólares, mas também de um ano de serviços de dados avançados de passageiros, no valor de 185 mil dólares.

Por seu lado, o ministro Paulo Rocha manifestou satisfação por mais um passo importante no fortalecimento das relações de cooperação Cabo Verde e os Estados Unidos nos domínios da segurança fronteiriça e aduaneira.

“O que está aqui é um grande sistema que vai permitir coletar todos os dados. Trazer todo o volume diário de passageiros que entram e saem do país e permitir que Cabo Verde possa tomar decisões ainda a partir do momento em que o passageiro faz o check-in lá na origem”, esclareceu. 

Segundo Paulo Rocha, mais do que uma plataforma de gestão para a Direcção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF), a ATSG vai permitir as várias forças de segurança cruzar informações, circular dados e a estarem mais próximas naquilo que são os objetivos do quotidiano, ou seja, a segurança interna e nacional.

ET/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar