Polícia Nacional celebra 154 anos e ministro destaca avanços nas condições de trabalho e carreira

Inicio | Sociedade
Polícia Nacional celebra 154 anos e ministro destaca avanços nas condições de trabalho e carreira
15/11/24 - 04:14 pm

Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – A Polícia Nacional celebrou hoje 154 anos de existência momento aproveitado pelo ministro da Administração Interna para elencar os “avanços significativos” nas condições de trabalho da corporação e dedicação dos agentes na manutenção da segurança pública.

Numa cerimónia realizada hoje na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o ministro Paulo Rocha elogiou o trabalho da polícia e reafirmou o compromisso do Governo na melhoria das condições da força policial.

Presente no evento, o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, felicitou a Polícia Nacional pelos seus 154 anos, tendo ressaltado a importância de reconhecer as conquistas da corporação e a atuação do Ministério da Administração Interna visando garantir melhores condições de trabalho para os agentes.

“A Polícia Nacional tem cumprido o seu papel com profissionalismo e entrega, e é nosso dever continuar a motivá-la, pois sem ela a sociedade seria um caos”, afirmou Austelino Correia, que destacou ainda a melhoria das condições dos efetivos, tanto no aspecto humano quanto material.

O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, fez um balanço positivo dos investimentos feitos para melhorar a estrutura da Polícia Nacional.

Segundo Paula Rocha, o Governo tem-se empenhado para atualizar as carreiras dos efetivos, com mais de 1.800 promoções realizadas desde o início do mandato e outras previstas para o próximo ano.

Na sua comunicação, o governante destacou a criação de melhores condições materiais, equipamentos e infra-estrutura, para garantir uma atuação “mais eficiente e ágil” da corporação.

“Temos uma polícia mais tranquila, mais eficiente e próxima da população. A capacidade de reação da Polícia Nacional é agora mais rápida, e isso tem garantido uma sensação de maior segurança para os cidadãos", concretizou Paulo Rocha.

Além dos avanços materiais, o ministro mencionou a atratividade da carreira policial para os jovens, num “esforço do Governo” para tornar a profissão “mais prestigiosa e acessível”.

“Queremos que os jovens vejam a Polícia Nacional como uma carreira digna e de grande responsabilidade, nossa missão é servir e proteger, e isso exige dedicação”, afirmou o ministro, pois, finalizou, a corporação está sempre aberta para novas admissões de jovens que desejam seguir esta carreira.

A Polícia Nacional foi criada através do decreto-legislativo nº 6/2005, de 14 de Novembro, tendo entrado em vigor um dia após a sua publicação, isto é, a 15 de Novembro.

CG/PC//AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar