Porto Novo, 24 Set (Inforpress) – Os agricultores na bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, Porto Novo, Santo Antão, reivindicaram hoje apoios na aquisição de sistema de rega gota a gota, informando que a cobertura com este sistema de irrigação é ainda irrisória.
Os agricultores, abordados pela Inforpress, reconheceram que tem havido alguma intervenção do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) neste vale, mas defenderam o reforço das medidas com vista ao aumento da cobertura da rega gota a gota, neste que é o maior vale agrícola do concelho do Porto Novo.
O representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, concordou que a ainda a cobertura da rega gota a gota nessa bacia hidrográfica seja ainda fraca, partilhando a preocupação dos lavradores quanto à necessidade de se reforçar a instalação deste sistema de irrigação nesse vale.
Porém, Arlindo Delgado considerou que, nesta altura, mais do que aumentar a cobertura da rega gota a gota, “o mais importante é a mobilização de água” para travar o declínio da actividade agrícola na Ribeira das Patas.
Este agricultor exortou, por isso, o MAA a avançar com os investimentos anunciados para Ribeira das Patas no âmbito do ordenamento dessa bacia hidrográfica, designadamente a nível da mobilização de água e de construção de reservatórios.
Durante um recente encontro promovido pela Câmara Municipal do Porto Novo, os agricultores na Ribeira das Patas pediram, precisamente, o apoio na instalação de rega gota a gota.
Dados disponibilizados pelo MAA dizem que, nos últimos oito anos, cerca de 700 agricultores passaram a utilizar o sistema de rega gota-a-gota no concelho do Porto Novo.
Neste período, foram mais de 98 hectares abrangidos com este sistema de irrigação.
Ao todo, Porto Novo possui uma área coberta com rega gota-a-gota à volta de 160.8 hectares de terrenos, com uma taxa de cobertura de 60,5 por cento (%).
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar