IPC inicia Formação de Guias do Património para reforçar turismo cultural em Santiago

Inicio | Cultura
IPC inicia Formação de Guias do Património para reforçar turismo cultural em Santiago
15/09/25 - 12:44 pm

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) deu início hoje, na cidade da Praia, a um curso de capacitação em interpretação do património cultural dirigido a guias turísticos visando reforçar o turismo cultural em Santiago.

A iniciativa decorre até 24 de Setembro em parceria com o Instituto Nacional de Turismo (INT) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

A presidente do IPC, Ana Samira Baessa, explicou aos jornalistas que esta formação se insere no quadro do projecto de valorização dos faróis históricos de Cabo Verde, que prevê a realização de quatro acções formativas até 2026, sendo esta a primeira, com 19 participantes da ilha de Santiago.

“O objectivo é munir os guias, tanto os já certificados como aqueles em processo de certificação, de ferramentas e conhecimentos sobre os espaços patrimoniais, museus, sítios arqueológicos e monumentos reabilitados, para que possam transmitir aos turistas uma interpretação mais fiel da história e da cultura cabo-verdianas”, destacou.

Segundo a responsável, nos últimos anos foram reabilitados vários edifícios e monumentos, criados novos museus e realizados trabalhos de investigação, tanto no património subaquático como na arqueologia terrestre, o que resultou em novos conhecimentos sobre a história de Cabo Verde.

“Queremos que esses conteúdos sejam partilhados com os guias, que são os profissionais que utilizam esses espaços no seu dia-a-dia. Esta formação permite-lhes prestar um serviço de maior qualidade e contribuir para a valorização do nosso património cultural”, reforçou.

O curso decorre ao longo de uma semana e, segundo Ana Samira Baessa, será replicado noutras ilhas, de forma a abranger o maior número possível de profissionais do sector turístico.

“Até Dezembro teremos uma segunda acção e, no próximo ano, mais duas, sempre com o envolvimento de técnicos do turismo e do IPC que têm trabalhado na criação dos museus e na reabilitação do património cultural”, avançou.

TC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar